Segunda, 6 de novembro de 2017

Morando feliz no momento presente



A plena atenção é muito importante na prática budista. Ela é uma das práticas no Nobre Caminho Óctuplo ensinado pelo Buda. Plena atenção nos ajuda a reconhecer – mais e mais claramente ao praticar – quais coisas realmente precisamos e queremos na nossa vida.

Thich Nhat Hanh ensina no texto (clique aqui) que esta energia traz nossa mente de volta ao nosso corpo para que estejamos realmente aqui no momento presente e em contato com as maravilhas da vida que existem dentro de nós e ao nosso redor. Nossa felicidade ou falta de felicidade depende em maior parte do estado de nossa mente, não de algo externo. É nossa própria atitude, a maneira como olhamos para as coisas, nossa abordagem com relação a vida que determina se somos felizes ou não.

Leia (clique aqui) e e veja que a base de toda felicidade que você busca está no cultivo da plena atenção. Se quiser depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Bênção Irlandesa





Há 5 anos atrás depois de um retiro no Rio de Janeiro, a monja Kihn Nghiem deixou registrado em vídeo a canção que ofereceu a todos naquele retiro. Para assistir ao vídeo clique aqui.

A tradução da letra da música está abaixo:

Possa o caminho levar com você
Possa o vento estar sempre te envolvendo
Possa o sol cair cálido na sua face
Possa a chuva cair suave em seus campos
E até que nos reencontremos
Possa o amor
Na palma da sua mão
Abraçar você

A transformação é individual



Imagine que você seja um astronauta que foi para a Lua. Você estava com muita vontade de ir até lá e dar uma olhada. Você teve que levar consigo oxigênio e água, e voc^queria fazer um piquenique lá. Suponha que depois de um ou dois dias na Lua você descobriu que algo estava errado com sua nave e que não podia mais voltar para a Terra. A quantidade de oxigênio que você tem é suficiente apenas para três dias e você sabe que não há tempo suficiente para as pessoas na Terra mandarem outra nave para você. Você sabe que morreria antes que eles pudessem chegar.

Se as pessoas no controle de terra perguntassem a você: "Qual seu desejo mais profundo neste momento?" sua resposta seria provavelmente algo assim: "Eu quero voltar para casa, para a Terra. Eu amo a Terra - os pequenos caminhos sujos, a terra vermelha, a grama verde, as flores, as árvores, e os esquilos correndo para cima e para baixo. Meu profundo desejo é voltar para casa e desfrutar uma caminhada na Terra. Eu não quero ser o presidente de uma grande corporação. Eu não quero ser um escritor famoso ou cineasta. Eu não quero nada a não ser voltar para casa, para o meu planeta e desfrutar o prazer de caminhar."

O que você está esperando? Agora você foi resgatado, você voltou para a terra. Porque você não desfruta?

Thich Nhat Hanh

Estar consciente



Quando estamos mais conscientes, podemos perceber melhor o que está à nossa volta, entender a situação, lembrar do que é importante para nós e visualizar um número maior de possibilidades (...). Estar consciente nos permite enfrentar as circunstâncias (...) de forma coerente com nossos valores. Quando não agimos conscientemente, somos arrastados por instintos e hábitos que nem sempre nos servirão. Perseguimos alguns objetivos que não nos levarão à felicidade e à boa saúde; tomamos iniciativas das quais, mais tarde, nos arrependeremos; e produzimos resultados que prejudicam a nós e a quem amamos.

. Fred Kofman