Segunda, 25 de setembro de 2017

Encontro com sua alma gêmea



Quando estamos em um mercado lotado e ruidoso, não podemos ouvir uma voz nos chamando. Mas quando o mercado fecha e a cacofonia cessa, se houver uma criança chorando, vamos ouvi-la. Do mesmo modo, precisamos cultivar essa quietude em nós mesmos ao longo do dia, de modo que, quando os gritos do fundo do nosso interior se levantarem, nós os ouviremos. Nós nos reconheceremos pela primeira vez.

No texto (clique aqui) desta semana a monja Dang Nghiem ensina que ao ter um encontro conosco, aprendemos a ser nossa própria alma gêmea para estarmos completamente presentes e nos ouvirmos profundamente. Desta forma vamos entender por que somos como somos, por que nos comportamos de certa forma. Somente quando pudermos fazer isso por nós próprios, seremos capazes de fazê-lo para outras pessoas.

Leia o texto (clique aqui) e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Estar presente



O que posso fazer para tornar as pessoas que amo felizes? Para mim, para fazer outra pessoa feliz vocês tem que praticar "estar presentes". Praticar o estar presente é a essência da meditação budista. Mas talvez durante a semana vocês não estejam presentes para as pessoas que amam. Vocês sempre estão ausentes, até mesmo se estão comendo com elas ou estão assistindo televisão com elas. Vocês realmente não estão ali com elas. Vocês não fazem suas presenças verdadeiras e disponíveis às pessoas que amam. Para mim amar significa estar presente para a pessoa que amamos. É muito simples, mas é uma prática muito profunda. .

- Thich Nhat Hanh

Ser feliz



Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

- Fernando Pessoa

Liberdade



Nossa liberdade é limitada devido às nossas energias de hábito. Temos liberdade limitada, mas quanto mais treinamos, mais esses limites aumentam. Ninguém pode te dar liberdade, você a conquista.

- Thich Nhat Hanh