Segunda, 5 de junho de 2017

Trabalho, silêncio e apego ao sofrimento



O texto (clique aqui) que enviamos a você esta semana foi retirado de uma sessão de perguntas e respostas em um retiro nos Estados Unidos.

Thay responde as seguintes perguntas: Como se mantém a atenção plena em um ambiente de trabalho agitado? Poderia nos dizer sobre os benefícios do silêncio e como poderíamos levar isso para casa com a gente a partir deste retiro? Por que nos apegamos ao nosso sofrimento?.

Leia o texto e conheça as respostas de Thich Nhat Hanh. Se quiser depois compartilhe seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Karma



Algumas pessoas têm um entendimento errado sobre o conceito de carma. Eles pegam a doutrina do Buda sobre a lei da causalidade para dizer que tudo é pré-determinado, que não há nada que o indivíduo possa fazer. Isso é uma total falta de entendimento. O verdadeiro termo carma ou ação é um termo de força ativa, que indica que os eventos futuros estão nas suas mãos. Como ação é um fenômeno que é cometido por uma pessoa, um ser vivo, está nas suas mãos se você vai ou não se engajar na ação.

- Dalai Lama

Hábito



Cada passo no caminho pode parecer demorar uma eternidade, mas não importa o quão pouco inspirado você se sente, continue a seguir sua rotina de prática precisamente e consistentemente. É assim que podemos usar nosso grande inimigo, po hábito, contra ele mesmo.

- Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche

Verdadeira vitória



Aquele que obtém uma vitória sobre outro homem é forte, mas aquele que obtém vitória sobre si mesmo é poderoso.

- Lao Tsu