Segunda, 22 de maio de 2017

A Fala Correta



Em tempos de debates acalorados nas redes sociais que muitas vezes dividem amigos e não constroem entendimento, sugerimos que você procure praticar um passo do Caminho Óctuplo: a Fala Correta. Lembre-se que as práticas do caminho óctuplo foram o caminho que o Buda ensinou para nos livrarmos do sofrimento, da raiva e da discriminação.

Resumidamente, a Fala Correta pode ser explicada como:

(1) Falar sempre a verdade.
(2) Não falar coisas contraditórias deliberadamente.
(3) Não falar com crueldade.
(4) Não exagerar nem retocar os fatos.

Nesse texto (clique aqui) Thay nos explica em detalhes essa prática através de seu insight privilegiado.

Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Mude seu olhar



Eu sou uma continuação
O mundo ao redor continua o mesmo, mas nós mudamos nosso olhar, e isso muda tudo. (...) Nada é fixo, oscilamos constantemente. O ponto mais importante não é o conteúdo das experiências, mas o fato de que, presos em alguma delas, a tomamos como fixa, e também tomamos como fixa a visão de mundo que a acompanha.
.
- Padma Samten

Percepções



Não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos.

- Talmud

Você tem certeza?



Se houver uma corda em seu caminho e você enxergar uma cobra, o medo invariavelmente surgirá. Quanto mais deturpada for sua percepção, mais incorreto será seu pensamento resultante.

Por favor, anote as palavras "Você tem certeza?" em uma grande folha de papel e pendure em algum lugar bem visível, onde não possa deixar de ver. E repita essa pergunta inúmeras vezes. As percepções errôneas geram pensamentos incorretos e muito sofrimento desnecessário.

- Thich Nhat Hanh