Segunda, 24 de abril de 2017

Começando novamente



Começar novamente é difícil. Muitas vezes nos falta energia, muitas vezes temos medo. Às vezes preferimos a situação atual com sofrimento mas não buscamos começar novamente. Isso pode servir para uma situação profissional, um relacionamento estremecido, um hábito ruim. Começar novamente qualquer coisa é um desafio.

No texto sugerido (clique aqui) Thich Nhat Hanh defende que quando sabemos começar novamente adquirimos muito mais energia, prazer e aspiração que podem nos ajudar transformar o que é negativo em nós, e nos ajudar a ter mais prazer, mais capacidade de transformar a situação ao nosso redor. É por isso que deveríamos saber nascer como um novo ser a cada momento de nossas vidas. Há pessoas que podem dizer, "eu sou muito velho para começar novamente". Isso é porque elas não viram a verdadeira natureza da vida, da prática de Começar De Novo. Nós podemos praticar o Começar De Novo em qualquer momento de nossas vidas.

Se desejar, compartilhe seu insight sobre o cemeçar de novo e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Saber Ouvir



A maneira mais útil para construir uma comunidade prática é o trabalho de ouvir e saber como se expressar. Para saber ouvir, temos de saber como parar de pensar. A melhor maneira para mim é seguir a minha respiração, não para fazer a minha respiração não natural, não para forçar a minha respiração, mas apenas para estar ciente de como ela naturalmente vai e vem, como um círculo - inspirando se transforma em expirando - eu sinto a respiração no meu corpo e dessa forma eu acho que o meu pensamento está parado.

Então, quando eu ouvir alguém falar, eu medito enquanto ela está falando. Eu sigo a minha respiração. Eu realmente desfruto da sensação do meu corpo, mas eu estou ouvindo com toda a minha atenção ao mesmo tempo. Porque quando eu desfruto da sensação do meu corpo, eu estou realmente presente. Estou no momento presente, porque o meu corpo está realmente no aqui e agora.

- Sister Annabel Laity

Inimigo



O que é o inimigo? Eu mesmo. Minha ignorância, meus apegos, meus ódios! Aí está realmente o inimigo.

- Dalai Lama

Inteligência



A forma mais elevada de inteligência humana é a capacidade de observar sem julgar.

- Krishnamurti