Segunda, 5 de dezembro de 2016

Dois Bodhisatvas



O texto que sugerimos essa semana (clique aqui) mostra a história de dois bodisatvas descritos no Sutra de Lótus: Dharanimdhara e Kshitigarbha.

Dharanimdhara significa Protetor-da-Terra. Ele trabalha para preservar este planeta para os seres vivos tomando conta do ar, da água e do solo. Aqueles que trabalham pra proteger o meio ambiente e manter um ecossistema sadio neste planeta Terra são todos aliados deste bodhisattva. Nós todos devemos nos tornar os braços e as mãos deste bodhisattva para proteger e preservar a Terra para as futuras gerações.

Kshitigarbha significa Tesouro-da-Terra. Ele é alguém que se comprometeu a ir nos lugares mais obscuros do universo para resgatar aqueles que estão nos estratos de maior desespero, nas situações de maior sofrimento. Ele se comprometeu a ir àqueles lugares onde não há liberdade, democracia, compaixão ou dignidade humana, onde há opressão, injustiça, desigualdade social e guerra. As pessoas que escolhem ir para lugares de grande sofrimento no mundo para ajudar aqueles que são oprimidos e não tem meios de viver uma vida decente são os seus aliados.

Leia o texto (clique aqui), reflita e se alie a esses bodisatvas em seu trabalho. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.



Hormônios



A glândula supra-renal, que fica em cima dos rins como um chapeuzinho, secreta os famosos hormônios do estresse - adrenalina e cortisol. O cortisol é chamado de hormônio de agressividade. Cinco minutos pensando em alguém muito chato, que você não gosta, baixa o sistema imunológico por seis horas depois..

Só 30 segundos de respiração diafragmática, baixa os hormônios do estresse no sangue, especialmente o cortisol. Quando você estiver no escritório e a situação estiver ficando muito pesada, coloque a mão abaixo do umbigo, inspire e exale.

- Susan Andrews - psicologa

Perguntas frequentes



P: Tenho meditado por muitos anos. Minha mente é aberta e pacífica na maioria das circunstâncias. Agora eu gostaria de tentar retornar e praticar altos estados de concentração ou absorção da mente.

Ven. Ajahn Chan:: Isto é ótimo. É um exercício mental benéfico. Se você tiver sabedoria, você não ficará preso em estados concentrados da mente. É o mesmo que querer sentar por longos períodos. É ótimo para treinar mas na realidade, a prática é separada de qualquer postura. É uma questão de olhar diretamente para a mente. Isto é sabedoria. Quando você tiver examinado e entendido sua mente, então terá a sabedoria de saber as limitações da concentração ou dos livros. Se você praticou e entendeu o não apego, poderá retornar aos livros. Isto será como uma doce sobremesa. Eles podem te ajudar a ensinar aos outros. Ou você pode voltar para praticar absorção. Você tem a sabedoria para saber não se apegar a nada.

- Ajahn Chan é um grande monge budista que viveu na Tailândia e passava a maior parte de seu tempo na floresta meditando.

Para as mães



No útero, sua mãe tomou conta de você. Ela comeu e bebeu por você. Ela inspirou e expirou por você. E eu acho que ela sonhou por você também. Eu imagino que você tenha sonhado os sonhos de sua mãe. E se sua mãe sorriu, penso que você sorriu também. Se sua mãe sonhou algo difícil e ela chorou nesse sonho, acho que você provavelmente sonhou com ela. Você dividiu seus sonhos e seus pesadelos, porque você e sua mãe não eram duas pessoas separadas. Você estava fisicamente ligado à sua mãe pelo cordão umbilical. E através desse cordão umbilical ela canalizou para você sua comida e bebida, oxigênio, tudo, incluindo seu amor. Você estava lá, não tinha ainda nascido e era o objeto de seu amor.

- Thich Nhat Hanh (Do livro A Rose for Your Pocket)