Segunda, 7 de novembro de 2016

Nossa prática deve ser concreta



Nossa prática deveria ser concreta, efetiva. Nós não deveríamos permitir uma prática seguir por muito tempo sem trazer qualquer alívio para nós, qualquer transformação. Isso não seria um modo inteligente de praticar. Quando o fazendeiro, depois de ter usado um certo tipo de sementes ou fertilizante, ou métodos de agricultura, não adquire os resultados que quer, ele deveria ser inteligente o bastante para saber mudar.

Thich Nhat Hanh neste texto (clique aqui) nos mostra que para obtermos insights profundos devemos praticar. Ele exemplifica com a noção de não-eu que pode ficar apenas no campo intelectual e não nos ajuda muito, mas quando através da prática se torna o insight do não-eu, nos transforma, muda a nossa maneira de ver o mundo e nos alivia de muito do nosso sofrimento.

Leia o texto e compartilhe seus insights sobre o texto (clique aqui) conosco em nosso blog. Basta clicar aqui.

4 anos Sangha Caminhada Plena - Salvador



A Sangha Caminhada Plena de Salvador acabou de completar 4 anos de prática. Uma vitória sem dúvida! Que a sangha siga em paz. Ana Celeste uma das coordenadoras da Sangha nos escreve:

"Eis o registro material desta data tão importante para nós, São 4 anos de muita união, estudo e práticas constantes, nas quartas de toda semana.

Os ensinamentos do Thay tem nos levado a sermos pessoas mais amorosas, calmas e livres de tantos hábitos negativos que foram sendo adquiridos ao longo de nossas vidas.

Nossa Sanga é bastante eclética, temos participantes de todas as crenças e credos, mas formamos uma só unidade sob os cuidados do nosso mestre amoroso.

Nosso altar é composto das imagens que cada um se sente convidado a trazer.

Buda, Jesus, São Francisco, Nossa Senhora, Shiva, Thay etc. Todo convivem harmoniosamente de acordo com os nossos sentimentos.

Estamos á serviço e o espaço da Sanga onde a energia da Sanga Caminhada Plena se ancora, daí seguindo para a Mãe Terra e todo Cosmos.

Paz e alegria!"


Caminhe com seus pais



Ao praticarmos, olhamos profundamente, vendo nossa mãe presente em cada célula de nosso corpo. Nosso corpo também é uma continuação do corpo de nossa mãe. Ao dar um passo, talvez você possa dizer, "Mãe, caminhe comigo." E, de repente, você sentirá sua mãe dentro de você, caminhando com você. Talvez se dê conta de que ela não tenha tido muita chance de caminhar no aqui e no agora e de tocar a terra como você. Ao perceber isso, a compaixão e o amor nascerão imediatamente. E tudo isso pelo simples fato de você poder ver sua mãe andando com você - não como imaginação, mas como realidade. Quando der um passo, visualize sua mãe dando este passo com você. Não será difícil, pois você sabe que seus próprios pés são uma continuação dos pés de sua mãe.

Convide também seu pai para caminhar com você. Talvez queira convidar outras pessoas que você ama para caminharem com você, no aqui e no agora. Pode convidá-las e caminhar com elas sem que estejam fisicamente presentes. Somos a continuidade de nossos ancestrais, eles estão totalmente presentes em cada célula de nosso corpo. Ao darmos um passo em paz, sabemos que todos os nossos ancestrais estão dando este passo conosco. Milhões de pés estão fazendo o mesmo movimento. Com técnicas de vídeo podemos criar este tipo de imagem. Milhares de pés dando um passo juntos. E, claro, sua mente pode fazer o mesmo. Sua mente pode ver milhares e milhões de pés de seus ancestrais dando um passo com você, todos juntos. Esta prática, com o uso da visualização, dará fim à idéia e ao sentimento de que você é um self separado. Quem caminha é você e, no entanto, eles caminham também.

Você pode andar com os pés de sua mãe. Minha mãezinha não teve muitas oportunidades de andar assim... Você pode dizer, "Mãe, quer caminhar comigo?" Então você caminhará com ela e seu coração ficará cheio de amor. Você e ela se libertarão ao mesmo tempo, pois é verdade que sua mãe está dentro de você, em cada célula do seu corpo. Seu pai também está totalmente presente em você, em cada célula do seu corpo. Você pode dizer, "Pai, você gostaria de andar comigo?" E, de repente, você se vê caminhando com os pés do seu pai. É uma grande alegria. É muito reconfortante. E, posso lhe garantir, não é difícil. Você não precisa lutar ou brigar para conseguir. Basta estar consciente e tudo acabará bem.

-Thich Nhat Hanh, (em “A Rose for your Pocket, An Appreciation of Motherhood”). Trad. Denise Kato