Terça, 2 de agosto de 2016

Feliz Continuação



Quando você nasceu? Quando você vai morrer? O que é nascer e morrer? Será que algum dia você nasceu? Será que algum dia vai morrer? O dia que você nasceu foi o dia que passou a existir?

No texto sugerido (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh responde essas perguntas de uma forma concreta através de um verso do Sutra do Coração. Ele ensina que não podemos conceber o nascimento do nada. Há apenas continuação. Você verá que você não apenas existia no seu pai e mãe, mas também nos seus avôs e avós. Nada pode nascer e também nada pode morrer. Morrer significa que de algo você se tornou nada. Você acha que podemos transformar alguma coisa em nada?

Leia esse texto (clique aqui) que quebra nossa maneira habitual de ver as coisas e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Compaixão



Algumas pessoas de forma errônea concluem que cultivar a compaixõ é para o benefício dos outros onde na verdade o primeiro que se beneficia somos nós. A compaixão nos traz paz na mente. Ela atrai amigos. Amigos são baseados na confiança e a confiança se desenvolve quando mostramos preocupação pelos outros.

- Dalai Lama

Calma



O que faz a calma? A calma diminui a temperatura que alimenta o redemoinho. Então, se você conseguir chegar a um bom nível de calma tem uma compreensão do que é aquilo, e você não teme que ele acabe. Então não o alimenta com novas paixões.

À medida que você pratica isso, cria uma qualidade calma na sua atmosfera, vamos dizer uma brisa leve, perfumada, clara, um dia tranquilo, desapareceram os redemoinhos, e de repente você é o céu azul, quase não há vento. Então um grande sentimento de felicidade invade você. Calma e felicidade profunda. Não é euforia, não é alegria. É uma alegria muito calma, viciante, você não quer mais sair dali. É um lugar perfeito. Então acontece qualquer estímulo no mundo externo e traz você de volta, de novo, agitação, redemoinho, poeira, eu, qualquer coisa, pode ser seu próprio corpo, fome. Estou com fome, a próxima refeição, quando é, o que será que vai ter pra comer... pronto, está refeito o redemoinho.

Mas houve aquele momento, aquela felicidade, calma, clara, em você estava no momento presente, tudo parecia perfeito, e você não queria mais sair dali. O momento de concentração de estar olhando sem movimento é o Samadhi, você conseguiu concentrar-se e parar, está realmente no momento presente.

Retirado do site O Pico da Montanha

Culpa



Aluno: Queria entender a questão da culpa, no Zen...

Monge: Culpa não ajuda. Se você já se arrependeu, já tem culpa, o arrependimento é bom mas não para ficar acalentando remorsos. Se você pensar 'eu não devo fazer isso, isso gera mau carma, más consequências, não vou fazer de novo, vou evitar....' só tem uma maneira de você melhorar seu carma: fazendo boas coisas. E cultivar remorso não vai ajudar, tem que abandonar, deixar de lado o passado, e passar a realmente viver. Acalentar culpa é uma má ideia.