Sexta, 13 de maio de 2016

Transmissão



Sugerimos nessa semana um texto de psicologia budista (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh descreve a transmissão das sementes da consciência armazenadora de geração a geração.

Ele nos mostra que a maneira de preservarmos nossos filhos e as futuras gerações é cuidar de nós aqui e agora. Essa consciência também nos ajuda a nos reconciliar com nossos antepassados.

É um excelente texto (clique aqui). Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Em cada passo, se manifesta o universo



Eu nada desejo a mais nesta vida. Não me ajoelho diante de ninguém ao mendigar. Tampouco me apego ao que os outros esperam de mim. Quando tenho o que comer, eu como; quando não há nada para comer, então não como.

Meu ânimo é firme: enquanto a vida me alcançar, viverei, e quando a morte chegar, então morrerei. Neste momento a vida se estende diante de mim até o horizonte, e é tão clara como o céu azul; o que poderia ser mais belo?

Eu não tenho pátria. Em vez disso, onde eu estiver, estarei em casa. Em nenhum lugar eu me sinto como um hóspede. Nos templos para onde sou convidado vivo como se eles fossem o meu próprio. Vivo naturalmente, sem grandes cerimônias. Cada passo que dou, estou em casa.

Em cada passo, se manifesta o universo. Nenhum lugar para ir, nenhum lugar para onde voltar. Não há qualquer lugar onde poderia me esconder, e nenhum lugar me resta para caminhar.

- Kodo Sawaki Roshi

Juntos



A cada momento em que meus pés tocavam a terra,
sabia que minha mãe estava comigo. Eu sabia que este
corpo não é apenas meu, mas uma continuação viva de
minha mãe e de todos os meus ancestrais.
Aqueles pés que eu via como 'meus' eram na verdade 'nossos' pés.
Juntos, eu e minha mãe estávamos deixando pegadas em solo fértil.

- Thich Nhat Hanh (Trad. Monge Komyo)

Perceber por si mesmo



Quando algo é dito a alguém, é possível que essa pessoa não aceite, mas nunca tente convencê-la intelectualmente. Não discuta. Simplesmente, temos de ouvir as suas objeções e, juntamente com a pessoa, examinar os argumentos até que ela possa perceber por si mesma que algo não está correto no que diz.

- Zenji-Dogen