Domingo, 13 de março de 2016

14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 5)



Na Ordem Interser, há dois grupos de treinamentos. Para os iniciantes existem os 5 Treinamentos de Plena Consciência e para os que desejam entrar na Ordem Interser e colocar na vida uma prática mais profunda, há os 14 Treinamentos da Ordem Interser, que são mais específicos e exigem um nível maior de prática.

Continuando nossa sequência de estudo sugerimos um texto (clique aqui) com os últimos dois treinamentos da Ordem. Lembre-se sempre que o objetivo dos treinamentos não é a sua prática perfeita, 100% correta, o que seria impossível, mas a melhoria contínua, dia a dia, na direção apontada por eles. Escolha um treinamento e tente melhorar um pouco nele. Se auto avalie e veja um aspecto onde você pode trabalhar consigo mesmo. Essa é a prática.

Leia (clique aqui) e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.


Essência do budismo



Em sua essência, o budismo é muito prático. Trata-se de fazer coisas que encorajem a serenidade, a felicidade e a confiança, e evitar coisas que provoquem a ansiedade, a desesperança e o medo. A essência da prática budista não é tanto um esforço para mudar seus pensamentos ou seu comportamento para que você se torne uma pessoa melhor, mas perceber que, independentemente de sua opinião sobre as circunstâncias que definem sua vida, você já é bom, pleno e completo. Trata-se de reconhecer o potencial inerente de sua mente. Em outras palavras, o budismo não se preocupa tanto em ficar bem, mas em reconhecer que você já é, nesse exato momento, tão pleno e tão bom e já está essencialmente tão bem quanto jamais poderia esperar um dia estar.

- Yongey Mingyur Rinpoche

Budismo x Paz



É muito claro que se tivesse que escolher entre o budismo e a paz, você deveria escolher a paz. Porque se escolher o budismo você sacrificaria a paz, e o budismo não aceitaria isso. Além disso, o budismo não é um conjunto de templos e organizações. O budismo está no seu coração. Mesmo que você não tenha nenhum templo ou monges, pode ainda ser um budista no seu coração e na sua vida.

- Thich Nhat Hanh

Budismo



Budismo precisa ser reconhecido como uma fonte de sabedoria, uma longa tradição de prática de entendimento e amor e não apenas devoção. O espírito do Dharma é muito próximo do espírito da ciência. Ambos nos ajudam a cultivar uma mente aberta e não-discriminativa. A prática de maitri, de bondade amorosa, a prática de irmandade está na base do Dharma.

- Movimento Wake Up