Sábado, 9 de janeiro de 2016

14 Treinamentos da Ordem Interser (parte 1)



Quando Thich Nhat Hanh criou a Ordem Interser, instituiu dois grupos de treinamentos. Para os iniciantes criou os 5 Treinamentos de Plena Consciência e para os que desejavam entrar na Ordem Interser e colocar na vida uma prática mais profunda, criou os 14 Treinamentos da Ordem Interser, que são mais específicos e exigem um nível maior de prática.

Nessa semana sugerimos um texto (clique aqui) com os três primeiros treinamentos da Ordem. O objetivo dos treinamentos não é a prática perfeita deles, o que seria impossível, mas a melhoria contínua, dia a dia, na direção apontada por eles. É o caminho da iluminação.

Leia (clique aqui) e divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.


Como lidar com a mente inquieta?



A meditação diária pode ser um caminho interessante. Caso você não tenha essa rotina porque não tentar? Segundo médicos, a meditação diminui a ansiedade, melhora a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono.

Meditar é como correr. Ninguém começa fazendo 30 minutos e da melhor maneira. É preciso praticar aos poucos. Comece com um minuto de meditação ou com exercícios de atenção plena, como observar a si mesmo e o ambiente em volta em pequenos momentos do dia. O exercício simples ensina a mente a ter foco no presente. Quanto amis focada a mente, mais profundo do estado de meditação.

- Parcialmente retirado do site http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/09/medicos-dao-dicas-e-falam-sobre-os-beneficios-da-meditacao.html

Invisível



Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.

- Saint Exupery

Depressão



Alguns de nós têm depressão e continuam a sofrer mesmo que na situação atual, tudo pareça bem. Isto acontece porque temos uma tendência a viver no passado. Nos sentimos mais confortáveis, fazendo nossa casa no passado, mesmo que tenha muito sofrimento lá. Essa casa é no fundo de nosso subconsciente, onde os filmes do passado são sempre projetados. Toda noite voltamos, assistimos a esses filmes e sofremos. E o futuro que constantemente você se preocupa não é nada mais do que uma projeção do medo e do desejo do passado.

- Thich Nhat Hanh