Domingo, 1 de novembro de 2015

Equilibre sua vida espiritual (parte 1)



Phap Hai é um monge sênior na tradição de Plum Village, e já, inclusive, esteve no Brasil oferecendo retiros. Recentemente lançou um livro do qual retiramos esse texto (clique aqui) onde ele compartilha a importância de criar um equilíbrio dinâmico na nossa vida espiritual.

Nesse texto Phap Hai falou sobre nossa vida espiritual como sendo composta por quatro aspectos: estudar, praticar, trabalhar e brincar. Quando vivemos de forma equilibrada, estas quatro áreas formam um padrão harmonioso ou mandala de prática em nossas vidas diárias. Nesse primeiro texto estão incluídos os dois primeiros aspectos.

Leia (clique aqui) e divida seus insights no nosso blog. Basta clicar aqui.

Thich Nhat Hanh recebe o prêmio Pacem in Terris Peace and Freedom Award



O mestre Thich Nhat Hanh, conhecido por fazer a ponte entre a espiritualidade do ocidente e do oriente, foi agraciado com o prêmio Pacem in Terris Peace and Freedom Award de 2015. O Bispo Martin Amos viajou até o monastério Deer Park no sul da Califórnia para apresentar o prêmio no dia 31 de outubro para o mestre Zen de 89 anos. A monja Chan Khong e o Irmão Phap Dang receberam o prêmio em nome de Thay, que continua a se recuperar em São Francisco. Na cerimônia estiveram presentes 120 monásticos e 500 participantes do retiro que acontece neste momento no monastério..

Budismo oferecido para o mundo



Quando olhamos para a situação mundial atual, a questão que devemos ponderar é como pode o Dharma ajudar a melhorar estes pesados problemas. Antes que mencione os meus pensamentos sobre esta questão, julgo importante fazer notar que o Buddhismo não é uma religião evangelizadora, o que quer dizer que as pessoas para fazerem uso dos ensinamentos buddhistas não necessitam seguir uma conversão formal. O Dharma pode oferecer uma visão, valores, ideais e práticas a uma pessoa de qualquer religião – ou sem religião no sentido formal – podendo ser adaptado e aplicado à necessidade de cada um ou ainda como solução para problemas sociais. Julgo que esta é uma força especial do Buddhismo que deve ser reconhecida e apreciada.

- Ven. Bhikkhu Bodhi