Segunda, 21 de setembro de 2015

O passado e o futuro residem no presente



Quando pensamos sobre o passado, sentimentos ou lamentos ou vergonha podem surgir. Quando pensamos sobre o futuro, sentimentos de desejo ou medo podem vir a tona. Mas todos os sentimentos surgem no momento presente e todos eles afetam o momento presente. A maioria do tempo, seu efeito não contribui para nossa felicidade ou alegria. Temos que aprender como encarar estes sentimentos. A principal coisa que precisamos lembrar é que o passado e o futuro estão ambos no presente e se tomarmos conta do momento presente então também transformaremos o passado e o futuro.

Thich Nhat Hanh no texto selecionado (Clique aqui) ensina que só no momento presente podemos transformar o passado e nos livrar dos lamentos do que fizemos. Também no presente é possível transformar o futuro nos livrando das ansiedades e temores.

Aprenda com o texto (clique aqui), e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

O Sacramento do Momento Presente



O Círculo Gregório de Nissa está promovendo um retiro nos dias 6 a 8 de novembro no Rio de Janeiro com o Frade dominicano Brian J. Pierce. O título do retiro é APRENDENDO COM JESUS, MESTRE ECKHART E THICH NHAT HANH.

O retiro combinará tempos para a prática da meditação contemplativa (oração centrante) ou outras formas opcionais de meditação e a meditação andando, bem como duas palestras de 30-45 minutos cada dia. Essas práticas terão em vista manter o praticante enraizado no momento presente. O orientador do retiro falará em espanhol (com tradução, quando necessário), mas o silêncio será o principal professor.

Cada período de meditação será precedido de uma breve citação de um mestre / autor de uma das grandes tradições espirituais.

Para dúvidas ou outras informações: Angelina - (21) 2226-1864, Neyde - (21) 2539-4881 e (21) 99312-3084, Abib - (21) 2268-7475 ou gnissa.rio@terra.com.br.

Sem Carro





"Desfrute um dia sem carro"

Um dia sem carro é seu presente para o planeta. Não é apenas um chamado para a ação mas a ação em si. Próxima terça dia 22 de setembro é o Dia Mundial sem Carro. Como você vai passar esse dia?

Expectativas



A essência da prática de meditação é deixar ir todas as suas expectativas sobre a meditação.

- Yongey Mingyur Riponche