Sexta, 26 de junho de 2015

A Fala Correta



Nessa semana sugerimos que você procure praticar um passo do Caminho Óctuplo: a Fala Correta. Lembre-se que as práticas do caminho óctuplo foram o caminho que o Buda ensinou para nos livrarmos do sofrimento.

Resumidamente, a Fala Correta pode ser explicada como:

(1) Falar sempre a verdade.
(2) Não falar coisas contraditórias deliberadamente.
(3) Não falar com crueldade.
(4) Não exagerar nem retocar os fatos.

Nesse texto (clique aqui) Thay nos explica em detalhes essa prática através de seu insight privilegiado. Depois de ler divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Retiro em Plum Village



A canadense Mary Patterson fez um retiro de 40 dias em Plum Village, monastério onde vive Thich Nhat Hanh, no sul da França e sua vida se transformou. Para nossa felicidade ela compartilhou sua experiência particular em um livro sensacional disponível em português. "Os Monges e Eu - Como 40 Dias no Mosteiro Francês de Thich Nhat Hanh Transformaram Minha Vida " está nas livrarias. Quem quiser comprar on line há várias opções (clique aqui). O livro custa em torno de R$ 27,00. Eu li e recomendo bastante a leitura.

Pensamento



Pensar é levar os blocos de concreto dos conceitos do armazém da memória e construir monumentos. Chamamos esses barracos e palácios de "pensamentos". Mas tal pensamento, por si só, não tem nenhum valor criativo. É só quando iluminada pelo entendimento que o pensamento ganha substância real. Compreensão não surge como resultado do pensamento. É um resultado do longo processo de consciência.

- Thich Nhat Hanh

Volta para casa



Nós somos fragmentados em tantos aspectos diferentes. Não sabemos quem realmente somos, ou que aspectos de nós mesmos devemos nos identificar ou acreditar. Tantas vozes contraditórias, ditames e sentimentos lutam pelo controle sobre nossas vidas interiores que nos encontramos espalhados por toda parte, em todas as direções, não deixando ninguém em casa.

Meditação é trazer a mente para casa."

- Sogyal Rinpoche