Sexta, 1 de maio de 2015

Por que orar?



Você acha que orar funciona? Como o budismo vê a oração? Às vezes, a oração é bem-sucedida e, por vezes, não é e porque isso acontece?

No texto (clique aqui) dessa semana Thich Nhat Hanh nos diz que nós não sabemos por que a oração é eficaz em alguns momentos e não outros. Mas no budismo, aprendemos que tudo é impermanente, o que significa que tudo pode mudar. Portanto, quando nos sentamos para a prática de unificação do nosso corpo e nossa mente, e trazemos a nossa energia de amor, essa nova energia, é capaz de abrir uma nova etapa na nossa vida. Thay então pergunta: Por que não orar?

Leia o texto (clique aqui) e compartilhe sua experiência de oração em nosso blog. Basta clicar aqui.

Benefícios da meditação



A meditação tem dois benefícios importantes: Previne o estresse futuro e libera o estresse acumulado em seu sistema. Ambos acontecem simultaneamente, deixando-o renovado e com mais alegria.

Com a meditação, nossa fisiologia muda e cada célula do corpo é preenchida com mais energia. Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo.

No nível físico, a meditação:

Abaixa a pressão sanguínea;
Abaixa os níveis do lactato sanguíneo, reduzindo a ansiedade;
Diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, insônia, dores musculares e problemas nas articulações;
Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento;
Melhora o sistema imunológico.
Benefícios Mentais

A meditação traz o padrão de ondas cerebrais ao estado Alfa, o que promove cura. A mente se torna mais delicada e renovada. Com a prática regular de meditação, conseguimos:

Diminuir a ansiedade;
Aumentar a estabilidade emocional;
Aumentar a criatividade;
Aumentar a alegria;
Desenvolver a intuição;
Ganhar mais clareza e paz na mente;
Os problemas se tornam pequenos;
Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento.

Retirado do site http://www.artofliving.org

Orar com efetividade



Para orar efetivamente, nosso corpo e mente devem habitar pacificamente no momento presente. Quando você tem plena atenção (mindfulness), então você tem concentração. Esta é a condição que te levará a prajña, a palavra sânscrita para insight e sabedoria transcendente. Sem isso, nossa oração é apenas superstição.

- Thich Nhat Hanh

Energia da Plena atenção



A energia da plena atenção (mindfulness) é a energia real e seja quando for aplicada há uma mudança. Por exemplo, a energia do Sol pode mudar a vida no planeta Terra. Vento é energia e nossa plena atenção também é uma energia capaz de mudar a situação do mundo e da espécie humana.

- Thich Nhat Hanh