Domingo, 26 de abril de 2015

Ação Correta - Karma



A palavra karma em sânscrito significa ação. O significado também inclui os resultados de nossas ações. A ação no budismo é tripla - ação do corpo, da fala e da mente. Pensar já é ação; fala é ação e movimento corporal é ação. O que você produz em termos de pensamento, fala e ação é a sua continuação, o seu karma.

No texto (clique aqui) que sugerimos essa semana Thich Nhat Hanh nos diz que em cada momento estamos produzindo os três tipos de ação: pensamento, fala e ação física. Nossas ações terão um efeito sobre nós e sobre o mundo. Seu karma pode garantir uma continuação mais bela e melhor. Se nós soubermos como lidar com o nosso pensamento, fala e ação, vamos continuar a criar a felicidade no mundo, mesmo quando o nosso corpo não estiver mais presente na sua forma atual.

Leia o texto (clique aqui) e busque colocá-los na sua vida. Se quiser compartilhe seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

A vida extraordinária de Thich Nhat Hanh



Kerry Stewart escreve; "O monge budista vietnamita Thich Nhat Hanh é um dos líderes religiosos mais influentes dos últimos 100 anos, levando milhares de pessoas a suas palestras e retiros nos EUA, Ásia e Europa. Sua mensagem de ser paz ao invés de procurá-la fora de si mesmo é tão relevante hoje quanto isso era no Vietnã durante os anos 60 e 70.

Um amigo e contemporâno de Martin Luther King, ele teve enorme impacto no movimento anti-guerra noa anos 60 e 70 e continua a falar contra a violência em todas as suas formas. Em um retiro recente em Plum Village, seu monastério na França, ele falou para jovens israelenses e palestinos sobre como eles poderiam ajudar a parar o ciclo de ódio e revide ao olhar profundamente e lidar com a raiva interior."

Clique aqui para ler a matéria completa da rede ABC Austrália em inglês.

Treinamento



Liberdade é uma prática e um hábito. Você tem que se treinar a andar como uma pessoa livre, sentar como uma pessoa livre e comer como uma pessoa livre. Nós precisamos nos treinar em como viver.

- Thich Nhat Hanh

Poema para as horas mortas - # 16



Já senti medo em dias de frio
Sonhei maravilhas, aceitei desafios
Acertei muitas vezes e errei muitas mais
Mas sempre insisti em buscar a paz.

Irmão, meu irmão, eu bem posso ver
A dor que esconde em seu coração
Venha comigo, livre-se da prisão
Confie em mim, segure minha mão.

O tempo não fere, apenas nos faz
Seguir em frente sem voltar para trás.
Sem medos, sem culpas, apenas mudança
Sem apegos, sem ódios, e muita esperança.

Procure em si mesmo a força da vida
Reencontre o caminho da coragem perdida
Ouça, por favor, a canção da clareza
Abra sua mente para toda beleza.

Pois sempre existe uma saída --
Sempre é possível mudar.

Curar-se das dores,
Amar sem rancores,
Ver lindas cores,
Sentir mil sabores,

E viver feliz
Até onde a vida puder nos levar.

- Monge Komyo