Sábado, 28 de fevereiro de 2015

Métodos para cultivar os hábitos da felicidade



Os bons praticantes adquirem a habilidade de produzir felicidade para suas vidas. Parece inacreditável, mas é isso que percebemos nos grandes mestres e praticantes diligentes. Como eles conseguem isso?

No texto desta semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh explora um dos métodos ensinados pela tradição budista. São as Três Concentrações: a vacuidade, a insubstancialidade dos sinais e a ausência de objetivos. Nenhuma dessas concentrações são filosofias ou noções que devamos nos aprisionar. São instrumentos para produzir insight, a visão, que tem o poder de nos motivar, transformar, uma importante descoberta que tem o poder de nos trazer felicidade.


Leia e busque praticar (clique aqui) e sendo generoso divida seu insight em nosso blog. É muito importante para o aprendizado coletivo. Basta clicar aqui.



Curso de Budismo on line



O amigo Victor Mirando nos escreve dizendo que procurando na internet, encontrou uma preciosa oportunidade, que gostaria de compartilhar com você. Nalandabodhi (www.nalandabodhi.org) é uma organização que mantém vários cursos nas modalidades on line e presencial, que abrangem uma introdução ao Budismo, assim como os três veículos do Budismo Tibetano: hinayana, mahayana e vajrayana. O Nalandabodhi foi fundado e é dirigido por Dzogchen Ponlop Rinpoche, um mestre dinâmico, didático, compassivo e com um ensinamento profundo e aberto ao Ocidente, ainda que profundamente alicerçado nas linhagens Nyingma e Kagyu do Budismo Tibetano.

Os cursos contém material didático escrito e oral, assim como interações com outros alunos via fóruns. No curso de meditação o aluno pode ter um instrutor individual. Ele terminou o curso de introdução e está fazendo o hinayana, juntamente com o de meditação. Ele diz que o conteúdo que recebeu até agora é maravilhoso e tem sido inestimável na sua caminhada individual. Seu instrutor tem sido um apoio fundamental na prática diária.

O que pode ser um obstáculo para alguns é que tanto o site quanto os cursos são em inglês.

Compaixão x Ódio



"Uma pessoa que odeia é alguém que não sabe como lidar com seu sofrimento. Pessoas assim são as primeiras vitimas de seu próprio sofrimento, e vocês são na verdade a segunda vitima. Uma vez que podermos ver isso, a compaixão nasce em nosso coração e o ódio evapora. Não desejamos puni-los mais, mas ao contrário queremos dizer algo ou fazer alguma coisa para ajudá-los a sofrer menos."

- Thich Nhat Hanh

Comentário: compreender com compaixão verdadeira a profunda dor sofrida por aqueles perdidos na ignorância do ódio, intolerância e rancor exige uma coragem do tamanho do amor que esperamos encontrar a cada curva de nosso caminho na vida.

- Monge Komyo

Cada Dia



Eu acreditei que todas as coisas que eu vivi antes haviam me preparado para esta viagem. Mas nada tinha ou pederia ter me preparado. Cada dia na trilha era a única possível preparação para o dia seguinte. E às vezes, nem mesmo o dia anterior me preparou para o que aconteceria em seguida.

- Cheryl Strayed (Do livro "Livre")