Sexta, 24 de outubro de 2014

Treinamentos - Ética e Espiritualidade



No texto sugerido(clique aqui) Thich Nhat Hanh comenta sobre a importância dos Treinamento de Plena Atenção como uma ponte entre a ética e a espiritualidade.

Thay defende que há uma ligação profunda entre o ético e o espiritual. Se você não pode ver o espiritual na formação ética, a sua ética pode estar vazia. Você pode estar fazendo as coisas sem saber o porquê e pode não haver nenhuma alegria em suas ações.

Os Cinco Treinamentos da Plena Atenção não contém dogma, religião ou sectarismo. Cada um de nós pode usar os treinamentos como princípios éticos práticos para a nossa vida, sem ser parte de qualquer fé ou tradição particular. Você pode ser apenas você mesmo ao tentar fazer sua vida bonita, seguindo a sabedoria desses treinamentos.

Se desejar, compartilhe seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Aniversário da Sangha Caminhada Plena



Desejamos muitas felicidades para a Sangha Caminhada Plena de Salvador que acaba de completar seus 2 anos de atividades. É uma sangha muito ativa e criativa com uma prática bem forte. Para todos que têm contato direta ou indiretamente, a sangha é uma fonte de energia e de ânimo. Que esse grupo sirva de exemplo para outros no Brasil em cidades onde ainda não há sangha. Basta querer e o grupo aparecerá para praticar conosco.

Mudar os pensamentos



Se você quer mudar a forma como uma pessoa pensa, desista. Você não pode mudar a forma como uma pessoa pensa. Dê-lhes uma ferramenta cuja utilização irá gradualmente levá-los a pensar de forma diferente.

- Fred Kofman

Há outras opções



Há práticas e crenças, que interferem com a felicidade, que não são nem inevitáveis nem necessárias. Elas evoluíram por acaso, como resultado de respostas aleatórias para condições acidentais. Mas uma vez que elas se tornam parte das normas e hábitos de uma cultura, as pessoas assumem que é assim que as coisas devem ser; elas passam a acreditar que não há outras opções.

- Mihaly Csikszentmihalyi