Quinta, 21 de agosto de 2014

O Quarto Treinamento



O Quarto Treinamento da Consciência concentra-se na fala correta e na escuta profunda, porque só podemos compreender uma outra pessoa quando somos capazes de realmente ouvi-la. Somos ensinados a falar mas poucos sabem ouvir atentamente. E se não ouvirmos como ter uma comunicação verdadeira, profunda?

No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh explica em profundidade esse treinamento que é bastante desafiante. Muito mal é causado pela fala errada. Se aprimorar nesse treinamento pode evitar muito sofrimento.

Leia o texto (clique aqui) e que ele possa te ajudar como me ajudou. Por favor, compartilhe seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.

Palestra com a Monja Coen



No dia 30 de agosto, às 11 hs, haverá palestra da Monja Coen com o título "Caminhos para a Felicidade".

A palestra acontecerá na Praça da Liberdade, 262, 2o. andar, São Paulo, mas há vagas limitadas! Para se inscrever ligue para (011) 3271.0606 ou (011) 99459.7887.

Para mais informações clique aqui.

Conciliação



Conciliação não significa assinar um acordo com a duplicidade e a crueldade. A conciliação se opõe à todas as formas de ambição, sem tomar partido.

Quase todos nós queremos tomar partido em cada encontro ou conflito. Distinguimos o certo do errado baseados em indícios parciais recolhidos diretamente, através da propaganda ou de boatos.

Precisamos de indignação para agir, mas a indignação sozinha não é suficiente, não é nem mesmo uma indignação justa e legítima. Nosso mundo não está desprovido de pessoas que desejam agir.

Na verdade, o que precisamos é de pessoas capazes de amar, de não tomar partido, para que possam abraçar toda a realidade como a galinha abraça seus pintinhos, com as asas totalmente abertas.

- Thich Nhat Hanh

Mundo de cabeça pra baixo?



Quando respeitamos a realidade, assim como é, colocamos nossos pés no chão sagrado, no caminho iluminado. Nesse caminho as dificuldades são portais. Falta-nos um dos sentidos? Os outros são capazes de compensar. Não controlamos a vida — somos a vida. Não controlamos a velhice, a doença nem a morte. Passamos. Nada permanece o mesmo. De cabeça para baixo, vejo o mundo de pernas para o ar. Quando a cabeça está em seu lugar o mundo faz sentido. Nossa atuação se clarifica e encontramos a plenitude, a alegria de viver e a alegria de morrer.

Neste momento, você se encontra de cabeça para baixo? O mundo está de cabeça para baixo? Vamos ajudá-lo a revirar em si mesmo e encontrar a sabedoria que cura, a compaixão que acalenta e a alegria do compartilhar? Experimente colocar em prática tudo o que você tem lido, ouvido, ou estudado — quer nas grandes obras religiosas, quer nas literárias ou nos "faces". Experiência, prática na vida diária, é o único e verdadeiro Caminho.

- Monja Coen