Domingo, 27 de julho de 2014

Terceiro Treinamento



O Buda ofereceu certas diretrizes a seus alunos leigos para ajudá-los a viver uma vida de paz, plenitude e felicidade. Thich Nhat Hanh atualizou a linguagem do Buda para o nosso tempo de forma que conseguíssemos captar toda a amplitude dos ensinamentos originais do Buda e passou a chamá-los de treinamentos ao invés de preceitos por entender que para nós ocidentais seria mais adequado. São os Cinco Treinamentos da Plena Atenção.

No texto dessa semana (clique aqui) vamos explorar o Terceiro Treinamento: o verdadeiro amor. O que significa realmente amar uma outra pessoa, um parceiro, um filho? Muitas vezes usamos essa outra pessoa para preencher algo que falta em nós e não para compreender e fazer com que o outro sofra menos.

Leia e aprenda com os insights de Thay. Compartilhe seus próprios insights conosco sobre o texto (clique aqui) em nosso blog? Basta clicar aqui.

Ajuda em tese sobre Plena Atenção



André Amorim, psicólogo Organizacional e do Trabalho da Universidade Federal Fluminense - UFF pesquisa, em sua tese de doutorado, a atenção plena (mindfulness) voltada ao ambiente laboral. Ele pede a sua colaboração para preenchimento do questionário online da pesquisa (clique aqui). O único critério para participar é estar trabalhando. André agradece imensamente quem puder colaborar. São só alguns minutos que podem ajudar bastante na compreensão desse tema importante.

O tempo e as jabuticabas



Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Não tolera gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milénio.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de 'confrontação', onde 'tiramos fatos a limpo'.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora. não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.'
O essencial faz a vida valer a pena.

- Rubem Alves (escritor falecido semana passada)

Saber Ver



O essencial é saber ver,
Mas isso (triste de nós que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender...
Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu...

- Fernando Pessoa