Sexta, 30 de maio de 2014

Primeiro Treinamento



Há dois mil e quinhentos anos, o Buda ofereceu certas diretrizes a seus alunos leigos para ajudá-los a viver uma vida de paz, plenitude e felicidade. Eram os Cinco Preceitos, e na base de cada um desses treinamentos está a plena atenção. Com a plena atenção estamos cientes do que está acontecendo com nossos corpos, nossos sentimentos, nossas mentes e com o mundo, e evitamos ferir a nós mesmos e os outros. A plena atenção nos protege, protege a nossa família e a nossa sociedade e garante um presente seguro e feliz e um futuro também seguro e feliz.

Thich Nhat Hanh ao fundar a Ordem Interser atualizou a linguagem do Buda para o seu tempo de forma que conseguíssemos captar toda a amplitude dos ensinamentos originais do Buda. Thay também passou a chamá-los de treinamentos ao invés de preceitos. Há poucos anos atrás a comunidade de Plum Village se reuniu e trabalhou em mais uma atualização dos Cinco Treinamentos. A nova redação procurou aprofundar o entendimento sobre cada um deles.

No texto sugerido (clique aqui) apresentamos a nova redação do Primeiro Treinamento e as reflexões de Thich Nhat Hanh sobre esse tema.

Se tiver algum insight lendo o texto (clique aqui) divida-o conosco, escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.



Algumas razões para praticar meditação da plena atenção



1. Ela reduz o stress - literalmente. Uma pesquisa publicada na revista "Health Psychology" mostra que a meditação não está associada apenas com o sentimento de se sentir menos estressado, ela também está relacionada com a diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

2. Nos permite passar a conhecer o nosso verdadeiro eu. Meditação pode nos ajudar a ver além desses óculos cor de rosa que usamos quando precisamos analisar a nós mesmos realmente objetivamente. Um estudo publicado na revista "Psychological Science" mostra que a consciência pode nos ajudar a ver "pontos cegos".

3 . Ela muda o cérebro de uma forma protetiva. Pesquisadores da Universidade de Oregon descobriram que o treinamento integrador corpo-mente - que é uma técnica de meditação - pode realmente resultar em mudanças no cérebro que podem ser de proteção contra doenças mentais. A prática da meditação foi associada com o aumento de conexões de sinalização no cérebro, bem como o aumento do tecido de proteção (mielina) que envolve os axônios.

Enfermos



O fato é que, sem que o saibamos, todos nós estamos enfermos de morte e é preciso viver a vida com sabedoria para que ela, a vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca.

- Rubem Alves

Morto Vivo



Quem anda duzentos metros sem vontade
Anda seguindo o próprio funeral
Vestindo a própria mortalha...

- Walt Whitman