Sábado, 15 de fevereiro de 2014

O Livre Arbítrio



Será que temos liberdade para fazer o que quisermos? Qual o grau de libredade que temos? Como conseguirmoa mais liberdade para sermos donos de nós mesmos e de nossas ações e reações?

No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que quando estamos sem concentração, pensamos, falamos e fazemos coisas que não conseguimos controlar. Energias de hábito negativas que nos impulsionam a pensar, a dizer e fazer coisas que intelectualmente sabemos que irão nos causar prejuízos. E, no entanto, nós as fazemos de todo jeito. Para Thay, a atenção plena é a nossa primeira verdadeira chance de liberdade, de livre arbítrio.

Leia o texto (clique aqui) e se quiser depois compartilhe o que você achou do texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Projeto na Sangha Despertar



A Sangha Despertar, de Lages (SC), começa neste sábado o primeiro encontro do Projeto Florescer. Sabendo do desejo dos pais em oferecer para nossas crianças sempre o melhor, e reconhecendo que "este melhor" está deturpado pelos falsos valores do ocidente, a Sangha resolveu dar às crianças um momento de Dharma, onde elas possam aprender a lidar com suas emoções, desenvolver compaixão e respeito por todos os seres, aprendam a respirar em plena atenção, ter concentração em cada atividade, iniciem pequenas meditações e relaxamentos, aprendam a recitar mantras e tomar refúgio.

Além disso, ainda vão ter atividades criativas como confeccionar japas malas de pulso, colorir mandalas, etc. Também nestes encontros, elas vão ouvir histórias do Buda, e as histórias que ele contava quando queria ensinar crianças, seguindo os livros Velho Caminho Nuvens Brancas, Lendas e Contos do Tibet, livro de Lendas Vietnamitas do Thay, entre outros.

Não resista



Não tente ser nada.
Não tente se tornar nada.
Não seja alguém que medita.
Não se torne iluminado.
Quando sentar, deixe ser como é.
Quando caminhar, deixe ser como é.
Não agarre nada.
Não resista a nada.

- Ajahn Chah

A importância de praticar



Manter uma relação com um mestre não serve de ajuda no caminho se não praticarmos. O ensinamento budista não é só teoria. Este conhecimento intelectual deve viver e amadurecer no interior do nosso ser, do nosso coração. Deve ser compreendido, experimentado, purificado e explorado através de cada instante do quotidiano.

- Dalai Lama