Quarta, 20 de novembro de 2013

Solte suas vacas



Existe alguma coisa que você possui que considere fundamental para seu bem estar e felicidade? Um emprego? Dinheiro? Um imóvel? Um relacionamento? Uma ideologia ou filosofia?

Thich Nhat Hanh nos convida a olhar em profundidade (clique aqui) para essas coisas e perceber se elas contribuem realmente para nossa felicidade ou sofrimento. Há muitas coisas que não somos capazes de deixar para trás, que nos prendem. Se você não está feliz por que está preso nelas, deixá-las para trás será fonte de alegria para você. Liberdade é a base de nossa felicidade. Não podemos ser felizes se estamos presos.

Leia o texto (clique aqui) e se quiser depois compartilhe o que você achou do texto em nosso blog. Será muito útil. Basta clicar aqui.

Meditação



"(...)Faz tempo que nós aqui na ÉPOCA acompanhamos com interesse os estudos que apontam os benefícios da meditação. As pesquisas já comprovaram que a prática aumenta a produção de endorfinas (hormônios que reduzem o estresse e auxiliam no combate a dores). Isso promove uma sensação de bem-estar com repercussões fisiológicas e psicológicas.

Escrevi recentemente sobre os benefícios da meditação e de um estilo de vida mais sereno. Está comprovado que a meditação reduz a ansiedade, ajuda no combate à depressão e melhora os níveis de atenção. Outras pesquisas investigam os efeitos da prática nas mais variadas condições: desordens alimentares, diabetes, artrite reumatóide, doenças coronarianas, menopausa.

Assim como os remédios, a meditação não funciona para todas as pessoas. Não custa tentar. Ela não cria neurônios nem aumenta as conexões entre eles, mas as conexões já existentes se tornam mais fortes. O cérebro fica mais eficiente.

Existem várias formas de meditação. Todas têm o objetivo de esvaziar a mente. Experimente aquela que combina com você. (...)"

- Cristiane Segatto (leia o artigo completo na revista Época)

A morte não é nada



A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi.

- Agostinho de Hipona