Sexta, 30 de agosto de 2013

A arte de viver e trabalhar em plena consciência



A maneira como vivemos nossas vidas e a maneira como ganhamos a nossa vida são cruciais para a nossa alegria e felicidade. Quase metade da nossa vida é gasta no trabalho, mas como gastamos esse tempo?

Thich Nhat Hanh, no texto que sugerimos essa semana (clique aqui) ensina que o trabalho que fazemos é uma expressão de todo o nosso ser. Nosso trabalho pode ser um meio maravilhoso para expressamos nossas mais profundas aspirações, e também uma grande fonte de alimento, paz, alegria, transformação e cura. Por outro lado, o trabalho que fazemos e a forma como fazemos também pode causar muito sofrimento. O que fazemos com nossas vidas e se estamos conscientes ou não determina o quanto de paz e alegria que criamos.

Como você faz o seu trabalho? Leia (clique aqui). e depois compartilhe conosco seu insight sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Irmão Antonio em Salvador em outubro



Se você mora em Salvador ou perto não perca a ida do Monge Antonio, residente na Sangha do Colibri no Espírito Santo, a Salvador em outubro. Ele vai a Salvador para disseminar junto à Sanga os ensinamentos do Mestre Thich Nhat Hanh. Este evento acontecerá em 2 encontros. Serão dois dias de Plena Atenção que se realizarão em 26 e 27 de Outubro 2013 das 8 da manhã às 5 da tarde (horários provisórios).

A Sanga Caminhada Plena de Salvador completa um ano de existência e esperamos que você apareça em algum momento para juntos vivenciarmos algumas das práticas que serão oferecidas a todos nós sem nenhum custo financeiro.

Teremos meditação andando, meditação na alimentação, cerimônia do chá e muita respiração em variadas práticas.

O almoço será comunitário (vegetariano), cada um trazendo um prato, além de sua caneca, talheres e um prato para seu uso pessoal.

Caso queiram confirmar sua participação, envie e-mail para anacelestebr@yahoo.com.br e ficaremos felizes desde já!

Budismo e História - Palestras e Curso com Fernando Leão



Fernando Leão, historiador, formado pela Universidade de São Paulo (USP), coordenador do CEBB Maceió, vai ao Rio oferecer a palestra "De Sidarta a Buda (a história da vida do Buda numa abordagem do darma)" no dia 6 de setembro, a palestra "A relação China e Tibete, questões históricas e contemporâneas" no dia 7 de setembro e o curso "História do Budismo e do Budismo tibetano" no dia 7 de setembro.

Caso esteja interessado acesse o site do CEBB para mais informaçÕes. - Bob Stahl

Zen



A diferença mais marcante entre o Zen e as demais doutrinas de índole religiosa, filosófica e mística é que, sem jamais sair da nossa vida cotidiana, com tudo o que ela tem de concreto e prático, o Zen tem qualquer coisa que o mantém acima e além da banalidade do cotidiano.

O Zen é a “consciência cotidiana”, de acordo com a expressão de Baso Matsu (morto em 788). Essa “consciência cotidiana” não é outra coisa senão “dormir quando se tem sono e comer quando se tem fome”. Quando refletimos, deliberamos, conceptualizamos, o inconsciente primário se perde e surge o pensamento. Já não comemos quando comemos, nem dormimos quando dormimos.

O homem é definido como um ser pensante, mas suas grandes obras se realizam quando não pensa e não calcula. Devemos reconquistar a ingenuidade infantil, através de muitos anos de exercício na arte de nos esquecermos de nós próprios. Nesse estágio, o homem pensa sem pensar. Ele pensa como a chuva que cai do céu, como as ondas que se alteiam sobre os oceanos, como as estrelas que iluminam o céu noturno, como a verde folhagem que brota na paz do frescor primaveril. Na verdade, ele é as ondas, o oceano, as estrelas, as folhas.

- D.T. Suzuki (monge Zen)