Quinta, 6 de junho de 2013

Os dez grilhões que nos prendem



Essa semana sugerimos um texto (clique aqui) que fala sobre os fatores que impedem o nosso crescimento espiritual e nos prendem ao sofrimento.

Nosso sofrimento vem principalmente de nossas mentes e de como vemos o mundo. Na tradição budista falamos dos dez tipos de grilhões, algemas, (samyojana), que nos prendem e nos privam de nossa liberdade. A palavra sânscrita samyojana pode ser traduzida como "nós" e esses grilhões são como nós apertados dentro de nós. Esses grilhões nos empurram para fazer e dizer coisas que não queremos fazer ou dizer. Eles são muito poderosos. Nossa atenção plena, concentração e discernimento (insight) devem ser igualmente poderosos para poder desatar esses nós.

Leia o texto atentamente (clique aqui) e ao conhecer esses dez grilhões passe a evitá-los. Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.

Sangha de SP na televisão (Programa 3)



Denise Kato, coordenadora da Sangha de São Paulo, foi convidada pela Rede Vida, canal católico, para uma série de entrevistas sobre budismo como ensinado por Thich Nhat Hanh. Foram cinco entrevistas gravadas. Para assistir a terceira entrevista clique aqui.



Mindfulness



Mindfulness (plena consciência) significa atenção, deliberadamente prestar atenção, estar plenamente consciente do que está acontecendo tanto dentro de si mesmo, em seu corpo, coração e mente e fora de si mesmo em seu ambiente. Mindfulness é a consciência sem julgamento ou crítica. O último elemento é a chave. Quando estamos atentos, não estamos comparando ou julgando. Estamos simplesmente testemunhando as muitas sensações, pensamentos e emoções que surgem à medida que nos envolvemos nas atividades comuns da vida diária. Isso é feito de uma forma simples, mas é aquecida com bondade e temperada com curiosidade.

Mestre zen Thich Nhat Hanh chama plena consciência (mindfulness) de um milagre. Parece isso mesmo. Quando aprendermos a usar esta ferramenta simples e encontrarmos por nós mesmos o que ela pode fazer, parecerá milagroso. Ela pode transformar o tédio em curiosidade, inquietação angustiada em tranquilidade e negatividade em gratidão. Usando plena consciência, veremos que tudo -tudo- para o que trouxermos toda a nossa atenção começará a se abrir e revelar mundos que nunca suspeitamos que existiam. Em toda a minha experiência como médico e professor Zen, eu nunca encontrei nada igual a ela.

- Jan Chozen Bays

Eu cheguei, estou em casa