Sábado, 20 de abril de 2013

Um caminho ético de vida



O primeiro ensinamento do Buda foi sobre as Quatro Nobres Verdades e no texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina sobre a Quarta Nobre Verdade que é o caminho ético sugerido pelo Buda para que nos libertemos do sofrimento.

Thay ensina que As Quatro Nobres Verdades poderiam ser interpretadas da seguinte forma: tudo o que leva ao sofrimento é errado e tudo o que leva à cessação do sofrimento é certo. Entretanto, precisamos olhar mais profundamente para a natureza da felicidade e do sofrimento para compreendermos melhor. É por isso que dispomos de outro conjunto de critérios, denominado “benéfico ou prejudicial” (ou o que causa bem-estar em oposição ao que é prejudicial). Tudo o que é benéfico a você, à sua saúde, à sua compreensão ou aprendizado é bom, e o que não é benéfico é ruim, é errado.

Estude o texto e pratique. Participe de nosso blog com seu insight. Basta clicar aqui.


Retiro de Corpus Christi com o Irmão Antonio em Capijuma



Para ver o anúncio abaixo em tamanho grande clique aqui.



Dois tipos de liberdade



Há dois tipos de liberdade em nosso mundo: a liberdade de desejar e a liberdade dos desejos.

Nossa moderna cultura ocidental reconhece apenas a primeira, a liberdade de desejar. Então ela a celebra, colocando-a logo no início das constituições e declarações dos direitos humanos. Pode-se dizer que o credo da maioria das democracias ocidentais é a proteção da liberdade que o povo tem para desejar, tanto quanto possível. É interessante que, nesses países, as pessoas não se sentem muito livres.

O segundo tipo de liberdade, a liberdade dos desejos, é celebrada apenas em algumas comunidades religiosas. Ela representa um contentamento e uma paz que são livres dos desejos. É incrível como nessas comunidades abstêmias, como nos monastérios, as pessoas se sentem livres.

- Ajahn Brahm

Prática mais importante da meditação



O Caminho do Meio evita visões extremadas e pensamento dualístico. Como temos visões errôneas, temos percepções erradas que são a base de todas as aflições: medo, raiva, discriminação, desespero. Todos esses tipos de aflição nascem das percepções errôneas. Olhar profundamente para percepções errôneas, ideias e noções que estão na base de todo sofrimento é a prática mais importante na meditação budista.

- Thich Nhat Hanh