Sábado, 16 de março de 2013

As Cinco Lembranças



Quando olhamos diretamente para as sementes do medo em vez de tentar encobri-las ou fugir, começamos a transformá-las. Nessa semana Thich Nhat Hanh nos apresenta as cinco lembranças (clique aqui) que são uma forma de aceitar verdades que não podemos mudar e assim nos livrar do medo trazendo mais alegria ao momento presente.

As cinco lembranças são:

Eu tenho a natureza do envelhecer. Eu não posso escapar da velhice.
Eu tenho a natureza do adoecer. Eu não posso escapar ter problemas de saúde.
Eu tenho a natureza do morrer. Eu não posso escapar da morte.
Tudo o que é querido para mim, e todos que eu amo, têm a natureza da mudança. Não há maneira de escapar de ser separado deles.
Eu herdo os resultados dos meus atos de corpo, fala e mente. Minhas ações são minha continuação.

Olhe profundamente em cada lembrança e inspirando e expirando com a sua consciência em cada uma, envolva seu medo de uma forma poderosa. Depois compartilhe sua experiência em nosso blog. Basta clicar aqui.

Meditação, o segredo para regular as emoções



Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, colaboraram com budistas em um projeto inédito: misturar práticas de meditação antigas com métodos científicos atuais para regular as emoções. Professores que participaram de um programa curto, mas intenso de meditação ficaram menos deprimidos, ansiosos ou estressados e mais compassivos e conscientes dos sentimentos das outras pessoas.

Outras pesquisas já tinham relacionado a meditação a mudanças positivas na pressão arterial, no metabolismo e na dor, mas alterações emocionais ligadas à prática eram pouco conhecidas até agora. Este novo estudo foi elaborado para criar novas técnicas para reduzir emoções destrutivas e melhorar o comportamento emocional e social, através de um programa de oito semanas com técnicas de concentração, meditação e relacionamento interpessoal.

Ao todo, 82 professoras entre 25 e 60 anos que não sabiam meditar participaram do projeto. Foram escolhidas professoras por causa da atividade profissional estressante e porque as ferramentas de meditação aprendidas poderiam ser colocadas imediatamente em prática em suas vidas, gerando inclusive benefício aos estudantes.

No estudo controlado randomizado, as professoras aprenderam a entender melhor a relação entre emoção e cognição, a reconhecer melhor seus padrões emocionais e os dos outros para resolver problemas de relacionamento.

- jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/saude/meditacao-segredo-para-regular-as-emocoes-5964170#ixzz2NjANxeun)

Medo



Deixar para lá o controlador, prestar atenção aos momentos e estar aberto para as incertezas do futuro o liberta da prisão do medo. Permite que respondamos aos desafios da vida com nossa sabedoria original e nos tira em segurança de várias situações complicadas.

- Ajahn Brahm (do livro "Antes que o dia acabe, seja feliz!")

Visão limitada



A direção de onde você olha para algo é a sua visão. É por isso que é chamado de ponto de vista. Se você estava olhando para um peixe de frente, ia ver a cabeça de peixe, que seria o seu ponto de vista do peixe. Outra pessoa pode olhar para o peixe da cauda e, assim, vê-lo deste ângulo. Olhando para o lado do peixe cria uma outra imagem. Há vários pontos de vista do peixe. Mas, afinal, com os seus olhos, você é incapaz de ver o peixe inteiro de uma vez. Assim, em certo sentido, você está preso em sua noção particular do peixe.

- Thich Nhat Hanh