Sábado, 9 de março de 2013

O inimigo real



Nessa semana compartilhamos um texto curto onde Thich Nhat Hanh desafia nosso pensamento habitual para tornar mais claro quem são nossos inimigos. Geralmente pensamos que aqueles que nos fazem sofrer são os nossos inimigos, certo?

Thay ensina que nosso verdadeiro inimigo é o nosso modo de pensar - nossa raiva e desespero. O verdadeiro inimigo não é uma pessoa. Esse inimigo é uma forma de pensamento que traz muito sofrimento para todos. Todo mundo é vítima. Quando você tem raiva e desespero em você, é uma vítima de sua raiva e desespero, e você sofre muito profundamente.

Desfrute o texto e o poema e compartilhe em nosso blog. Basta clicar aqui.

Nova Sangha no Brasil em Lajes




Clique para ampliar.



Meditação para combater a solidão



Pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos EUA, descobriram que técnicas da meditação mente alerta são úteis para diminuir os sentimentos de isolamento e ajudam a combater a solidão, responsável por aumentar as chances de doenças cardíacas e Alzheimer, entre outras. A prática de 2.500 anos consiste em focar a consciência no momento presente e, segundo o estudo, publicado na revista ‘Brain, Behavior & Immunity’, também ajuda a diminuir inflamações e aumentar a imunidade.

— Sempre dizemos às pessoas para parar de fumar por razões de saúde mas raramente pensamos na solidão da mesma maneira — disse o coordenador do estudo J. David Creswell ao jornal ‘Daily Mail’.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 40 adultos saudáveis, entre 55 e 85 anos, que manifestaram interesse em aprender as técnicas desse tipo de meditação. Cada pessoa foi consultada no início e no fim do estudo para preencher uma escala de solidão. Amostras de sangue também foram coletadas.

Os participantes foram escolhidos aleatoriamente para receber um programa de oito semanas de meditação para redução de estresse ou nenhum tratamento. Pelo programa, os pacientes faziam duas horas semanais de aulas de consciência corporal, respiração e aprendiam a entender como aplicar isso no dia a dia. Eles também praticavam as técnicas de meditação durante 30 minutos por dia em casa.

Os pesquisadores constataram que o treinamento de oito semanas ajudou a diminuir a solidão dos participantes. Já os exames de sangue revelaram uma redução nos genes causadores de inflamações. Para o co-autor do estudo, Steven Cole, da UCLA, os resultados mostram que o sistema imunológico pode ser modulado por intervenções psicológicas.

- jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/saude/meditacao-para-combater-solidao-5586208#ixzz2N4hIFN1X)

O dom do destemor



Se você tem um ente querido que está enfrentando a morte, ela pode estar com muito medo. Se você quer ser capaz de ajudar o seu amigo, você tem que aprender a cultivar o seu próprio destemor. Destemor é a base da verdadeira felicidade, e se você pode oferecer destemor a alguém, você está dando a essa pessoa o melhor tipo de presente. Se você pode sentar-se solidamente com seu amigo durante aqueles momentos difíceis, você pode ajudá-la a morrer em paz, sem medo. Não ter medo é o creme de ensinamentos do Buda.

- Thich Nhat Hanh