Sábado, 15 de dezembro de 2012

A primeira ceia



Nesse último texto do ano (clique aqui) trazemos um texto que nos ajuda em uma reflexão nesse final de ano onde nas festas há muita comida e muitos presentes, onde estamos com entes queridos mas às vezes não estamos realmente presentes para eles nesses momentos.

Você sente gratidão pelas coisas que tem? E pelo que recebeu? É grato a seus pais pelo amor que recebeu? Thich Nhat Hanh, no texto sugerido (clique aqui), diz que se sente extremamente grato por tudo. Todas as vezes em que toca a comida, sempre que vê uma flor, quando respira ar puro.

Thay diz que "Sempre que fazemos uma refeição, praticamos a gratidão. Somos gratos por estarmos juntos numa comunidade. Somos gratos por termos alimentos para comer, e realmente apreciamos a comida e a presença uns dos outros. Sentimo-nos gratos durante toda a refeição e todo o dia, e expressamos esse sentimento ficando completamente conscientes da comida e vivendo profundamente cada momento. É assim que tento manifestar minha gratidão a toda a vida. "

Leia e pratique. Se quiser depois compartilhe em nosso blog. Basta clicar aqui.

Presente de Final de Ano! Um centro de prática no Espírito Santo com dois monges de Plum Village



Oficialmente começou hoje a ocupação do Centro de Prática de Capijuma no Espírito Santo (2 horas de Vitória) que seguirá a prática como ensinada em Plum Village pelo mestre Thich Nhat Hanh. Nesse centro já estão morando dois monges, irmão Antônio (português) que já conduziu retiros duas vezes no Brasil e o irmão Claudio (italiano), que apesar de não falar ainda português se comunica bem em espanhol. Ambos são professores de Dharma e monges bem experientes na tradição.

Nesse primeiro momento ainda não será um centro de prática oficial de Plum Village mas eles vieram com as bençãos de Thay que prometeu que se a iniciativa florescer, em 2 anos, pode enviar mais monges e monjas e tornar esse centro um centro oficial, um monastério.

Outros irmãos leigos como Orminda, que já foi coordenadora da Sangha de Vitória e Anabelle ligada a sangha francesa também morarão no centro.

Em breve, após o período inicial de instalação, o centro poderá receber visitantes para retiros, práticas de final de semana e os monges deverão também viajar pelo Brasil com frequencia para dar palestras de Dharma. No ano novo um pequeno grupo já está se mobilizando para passar o Reveillon lá com os monges, mesmo ainda sem estrutura.

Será um grande impulso na prática de todos nós poder contar com monges tão especiais morando tão perto de nós. O seu apoio também será fundamental para que essa iniciativa floresça e em dois anos possamos contar com mais monásticos e o centro se tornar um monastério.

Um agradecimento todo especial para a Anabele, para Marine (dona do terreno) e Rose, da Sangha Viver Consciente, que se esforçaram muito para que tudo isso esteja acontecendo.

Assim que tivermos mais notícias dividiremos com vocês!

Pare!



Muitas pessoas perdem seu pedaço de felicidade, não porque nunca a tenham encontrado mas porque nunca pararam para desfrutá-la

- William Feather

Sem objetivos



Não objetive o sucesso. Quanto mais você apontar para ele e torná-lo um alvo, mais você vai perdê-lo. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido, deve acontecer, e só é assim como o efeito colateral de sua dedicação pessoal a uma causa maior que si próprio ou como subproduto de sua entrega a uma pessoa que não a si mesmo. A felicidade deve acontecer, e o mesmo vale para o sucesso: você tem que deixá-los acontecer ao não se preocupar com eles. Eu gostaria que você ouvisse o que a sua consciência manda, que você vá realizá-lo com o melhor de seu conhecimento. Então você vai viver para ver que, no longo prazo - no longo prazo, eu digo! - sucesso irá segui-lo precisamente porque você tinha esquecido de pensar nele.

- Viktor Frankl (sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz)

Você bebe chá realmente



Há muitas vezes em que você tem bebido seu chá e não sabe disso porque você estava absorvido em preocupações...Se você não sabe como beber seu chá em plena consciência e concentração, não está realmente bebendo seu cha. Você está bebendo sua tristeza, seu medo, sua raiva e assim a felicidade não será possível.

- Thich Nhat Hanh