Sábado, 22 de setembro de 2012

Budismo e Ciência



Sugerimos o texto (clique aqui) retirado de uma palestra de Thich Nhat Hanh em um retiro para cientistas em 2005, onde ele diz que os ensinamentos do Buda são verdadeiramente científicos. O budismo não pode ser descrito como ciência, mas tem o espírito científico.

O Buda disse: "Não se apresse em acreditar em nada, mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas. Não se apresse em acreditar em nada só porque um professor famoso disse. Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade. Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar algo."

Sugerimos que leia (clique aqui) e depois escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Palestra com monjas da tradição de Thich Nhat Hanh no Rio



Dia 10 de outubro no Rio de Janeiro haverá palestra pública gratuita com monjas da Tradição de Thich Nhat Hanh. As monjas Kinh Nghien e Mat Nghien falarão sobre o tema "O Caminho que leva à Felicidade" na Igreja Presbiteriana Bethesda que fica na Rua Guimarães Natal 31, Copacabana, próximo a estação Cardeal Arcoverde do metrô. A palestra começa às 19hs.

Depois da palestra haverá possibilidade de fazer perguntas para as monjas. Aproveite!

Para mais informações enviar e-mail para contato@viverconsciente.com

Retiro com monjas da tradição de Thich Nhat Hanh em Curitiba



Haverá retiro com monjas da tradição de Plum Village em Curitiba entre os dias 5 e 7 de outubro. O tema do retiro será "Os 5 treinamentos da mente para um mundo melhor".

Também em Curitiba haverá palestras das monjas Kinh Nghien e Mat Nghien no dia 4 de outubro ("Meditação na psicologia budista") e 5 de outubro ("Um futuro possível"). As palestras serão realizadas na sala Hermógenes - Ciência Meditativa na Rua Prefeito Ângelo Lopes 1805, Hugo Lange. A contribuição para assistir a cada palestra será de R$ 50,00.

Mais informações com o Vítor Caruso pelo telefone (041) 3242-6699 ou pelo e-mail vitor@cienciameditativa.com

Refúgio em algo maior



Talvez você seja uma onda, e está muito cansado de subir e descer, de nascer e morrer. Você está procurando por algo mais sólido, seguro e de longa duração no qual possa tomar refúgio. Se você é uma onda, não precisa procurar pela água. Você é a água no aqui e agora. Deus não existe fora de nós. A dimensão última, nosso refúgio, não é fora de nós, é bem aqui dentro de nós. "Eu descanso em Deus" significa "Eu tomo refúgio na dimensão última". Podemos chamar a dimensão última de Budeidade, Deus ou Alá; é tudo a mesma coisa.

-Thich Nhat Hanh (do livro "Peace begins here")