Quinta, 7 de junho de 2012

Segundo Treinamento



Nessa semana te convidamos a refletir e buscar novas formas de praticar o Segundo Treinamento de Plena Consciência. Os Cinco Treinamentos de Plena Atenção são a maneira mais concreta de praticar a plena atenção. Eles são frutos da nossa prática de plena atenção, não algo imposto a nós por alguém. Os Cinco Treinamentos de Plena Atenção nos ajudam a mudar, a nos transformar.

No Segundo Treinamento (clique aqui) encontramos as palavras "gentileza amorosa" e generosidade. A exploração, a injustiça social e o roubo existem sob muitas formas. A opressão é uma forma de roubo que causa muito sofrimento tanto no Primeiro quanto no Terceiro Mundos. A partir do momento em que fizermos o voto de cultivar a brandura, nascerá dentro de nós a gentileza amorosa e faremos todo esforço para acabar com a exploração, a injustiça social, o roubo e a opressão.

Vamos tentar buscar novas formas de aprimorar a prática desse treinamento. Leia o texto e reflita de quantas formas esse mês você pode melhorar um pouco nessa prática. Se tiver algum insight lendo o texto(clique aqui) divida-o conosco, escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.

Curso de Meditação em Juiz de Fora



A partir de 15 de junho haverá Curso de introdução à teoria, às técnicas e à prática da meditação silenciosa em Juiz de Fora com duas opções de turma.

Os efeitos benéficos da meditação hoje são amplamente estudados no ocidente, seja na área da saúde como apoio para a recuperação e para a superação de doenças, na área da ciência cognitiva, como ferramenta psicológica, etc. Neste curso serão apresentadas algumas técnicas de meditação utilizadas há muitos séculos, as práticas serão realizadas no grupo e as experiências serão avaliadas, tirando as dúvidas de cada um.

O facilitador do curso será Luis Felipe Villas Boas – aluno do Lama Padma Samten, tutor do Programa de Formação de Facilitadores do Darma do CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva).

Turma 1: Sexta, 15 jun, das 19h às 22h e sábado, 16 jun, das 9h às 12h na Faculdade de Letras da UFJF, sala 1105 (promoção do Programa de Extensão da UFJF e da Faculdade de Letras). Inscrições e outras informações: teresinha.zimbrão@ufjf.edu.br

Turma 2: Sábado, 16 jun, das 16h às 19h e domingo, 17 jun, das 9h às 12h no Centro Terapêutico Shunyata, R. Aristoteles Braga 200. Inscrições e outras informações: shunyataterapia@hotmail.com ou (32)3241-7930.

O custo é de R$ 100,00 e há 20 vagas por turma.

Auto Perdão



A única forma de desenvolvimento é um esforço constante através da meditação. É claro que, no início, isso não é fácil. Encontram-se dificuldades inesperadas, às vezes há perda de entusiasmo. Ou talvez o entusiasmo inicial seja excessivo e diminua progressivamente com o passar das semanas ou meses. É preciso elaborar uma abordagem persistente, constante, baseada em um compromisso de longo prazo.

-Dalai Lama

Eu ainda estou chegando



Eu ainda estou chegando de forma a sorrir e a chorar
Para ter medo e ter esperança.
O ritmo do meu coração é o do nascimento e morte
De tudo que está vivo.

-Thich Nhat Hanh