Quinta, 1 de março de 2012

Os três refúgios



Essa semana sugerimos que você estude o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh comenta sobre os Três Refúgios: O refúgio no Buda, no Dharma e na Sangha.

Ele diz que quando olhamos profundamente, vemos que os Três Refúgios podem ser compreendidos de duas maneiras. Uma é a prática de buscar proteção exterior. Desejamos ser protegidos. A vida é cheia de perigos, não sabemos o que nos acontecerá hoje ou amanhã. A outra é a busca de proteção interior. Por isso, refugiar-se no Buda significa buscar segurança no Buda.

Além disso Thay no sensina que quando alguém diz "Creio no Buda. Creio no Dharma. Creio na Sangha", o Buda, o Dharma e a Sangha não devem ser simples idéias se queremos evoluir. Juntamente com aquela declaração, a pessoa precisa praticar, precisa ser capaz de tocar e reconhecer a natureza da iluminação dentro dela mesma; caso contrário, não será uma prática, será apenas uma declaração, nada mais que uma idéia.

Não deixe de ler (clique aqui). Depois divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Momento Presente, Momento Maravilhoso



“A vida só está disponível no momento presente.” Este é um ensinamento simples do Buda, mas muito profundo. Se alguém te perguntar: “O melhor momento da sua vida já chegou?” Muitos de vocês provavelmente diriam que o melhor momento da sua vida ainda não aconteceu. Nós todos temos a tendência em acreditar que o melhor momento de nossas vidas não aconteceu ainda, mas que virá muito em breve. Mas se nós continuarmos a viver do mesmo modo, esperando que o melhor momento chegue, então ele nunca chegará.

Você pode acreditar que sua felicidade está em algum outro local, lá adiante, ou no futuro, mas de fato você pode tocar sua felicidade bem agora. Você está vivo. Pode abrir seus olhos, pode ver o brilho do sol, as cores bonitas do céu, a vegetação maravilhosa, seus parentes e amigos a sua volta. Este é o melhor momento da sua vida!

- Thich Nhat Hanh

Maior desafio



O lótus nasce no lodo mas sua flor permanece sempre branca e limpa. Eis o nosso maior desafio: viver intensamente o problema, mas não deixar dominar por ele. É a alegria da liberdade.

- Tulku Urgyen Riponché

Pares de Opostos



Para atingir a autopurificação, o indivíduo tem que se tornar absolutamente livre de paixões e pensamentos, palavras e ações. Precisa elevar-se acima das correntes opostas de apego e ódio, atração e repulsa. Conquistar essas paixões sutis me parece mais difícil que a conquista do mundo pela força dos braços.

- Gandhi