Quinta, 2 de fevereiro de 2012

Suplantando Terrorismo



Dizemos que nós queremos lutar contra o terror, queremos destruir o terrorismo, mas nem mesmo sabemos onde achá-lo? Nós podemos localizar isto com um radar? O exército pode achar terrorismo usando seus óculos de proteção noturno e sensor de calor?

No texto sugerido desta semana (clique aqui), Thich Nhat Hanh diz que falta de entendimento, medo, raiva e ódio são as raízes de terrorismo. Eles não podem ser localizados pelo exército. Bombas e projéteis não os podem localizar porque o terrorismo mora nos corações dos seres humanos.

Para suplantar o terror, nós precisamos começar olhando em nossos corações. Nós não precisamos destruir um ao outro, fisicamente ou psicologicamente. Só acalmando nossas mentes e olhando profundamente dentro de nós mesmos desenvolvemos o insight para identificar as raízes de terrorismo. Com compaixão e comunicação, o terrorismo pode ser superado e pode ser transformado em amor.

Depois de ler (clique aqui) divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Encontros em Curitiba



Se você mora em Curitiba, participe dos encontros "Paz a Cada Passo", com vivência Zen com prática da meditação, e aprofundamento na melhora de relacionamento, superação de obstáculos e o desenvolvimento de uma compartilha e amizade espiritual.

Os encontros são gratuitos e acontecem toda primeira e terceira Terça-Feira de cada mês, às 19:30hs. Os grupos são conduzidos por Lili, ordenada pelo mestre Zen Thich Nhat Hanh como "Verdadeiro Caminho de Méritos".

Os encontros acontecem no Espaço Hermógenes, rua Prefeito Ângelo Lopes, 1805, Hugo Lange (subindo a rua Augusto Stresser, sentido Jardim Social, passa o trilho do trêm, entra na 2ª rua à direita, já na 1ª esquina do lado direito - esq. com Dr. Goulin) e o telefone para contato é (41) 4102-4108

Um passo de cada vez



No montanhismo, aprendemos que não se deve avançar pensando simplesmente em chegar em algum lugar. É preciso dar um passo após o outro, concentrando-se em cada um deles. A minha entrada no mundo das aventuras foi assim. Dei cada passo com extrema dedicação, curtindo o gesto. E a caminhada levou-me a ser o que sou.

- Rodrigo Raineri (alpinista, do livro "No Teto do Mundo")

Estar Presente



O que posso fazer para tornar as pessoas que amo felizes? Para mim, para fazer outra pessoa feliz vocês tem que praticar "estar presentes". Praticar o estar presente é a essência da meditação budista. Mas talvez durante a semana vocês não estejam presentes para as pessoas que amam. Vocês sempre estão ausentes, até mesmo se estão comendo com elas ou estão assistindo televisão com elas. Vocês realmente não estão ali com elas. Vocês não fazem suas presenças verdadeiras e disponíveis às pessoas que amam. Para mim amar significa estar presente para a pessoa que amamos. É muito simples, mas é uma prática muito profunda.

- Thich Nhat Hanh