Sábado, 17 de dezembro de 2011

Oração do Pai Nosso



Nesse final de ano quando o mundo ocidental comemora o nascimento de Jesus, sugerimos a leitura do texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh comenta versos da oração do Pai Nosso. Ele sempre lembra que devemos nos enriquecer das boas coisas de todas as tradições, sem discriminação. Os comentários da Thay colocam uma nova luz sobre essa conhecida oração.

Vamos nos nutrir com este paralelo entre as tradições cristãs e budista. Aproveito para te desejar nessa última mensagem de 2011 um ótimo final de ano e um 2012 cheio de paz interior.

Depois de ler (clique aqui) divida seu insight e suas dúvidas sobre o texto em nosso blog. Basta clicar aqui.



Final de ano na Sangha Viver Consciente



Nessa terça-feira dia 20 de dezembro a Sangha Viver Consciente fará sua última reunião do ano e todos estão convidados para nosso lanche em plena consciência. Ao final de nossa prática dedicaremos alguns minutos para apenas estarmos presentes para os companheiros da Sangha e para o alimento oferecido. Junte-se a nós.

A primeira reunião da Sangha em 2012 será no dia 10 de janeiro.

Espiritualidade



Espiritualidade não significa acreditar em um ensinamento espiritual específico. Todos precisam de uma dimensão espiritual na sua vida. Sem uma dimensão espiritual não podemos lidar com as dificuldades diárias que encontramos. Plena consciência pode ser um importante aspecto de seu caminho espiritual sendo ou não você um praticante religioso.

- Thich Nhat Hanh

O caminho



Como conduzir o caminho para atingir este objetivo? Eis que a tarefa é difícil! As condições de hoje não são tão distanciadas do passado quanto a distância que separa o céu da terra. Como mesmo nos comparar aos mestres do passado? Porém, aplicando-nos sem medir nosso sofrimento, não há razão para não fazer tão bem e melhor que eles.

Se isto não lhe parece evidente, é porque você ainda não clareou seu espírito. Seus pensamentos dispersos galopam como um cavalo selvagem e suas emoções pulam como um macaco de galho em galho. Porém, quando esses fogosos e dispersos pensamentos recuam e retornam sobre si mesmos, em apenas um instante, nossa natureza original toma forma e todas as coisas ficam iguais e em harmonia. É desta forma que giramos as coisas no lugar de sermos girados por elas.

- Mestre Dogen Zenji (1200 - 1250)