Quarta, 12 de outubro de 2011

Ame seu inimigo



Você talvez deva ter ouvido o ensinamento de Jesus: "amem seus inimigos, abençoem aqueles que os amaldiçoam, façam o bem àqueles que os odeiam e orem por aqueles que rancorosamente os usam e os perseguem. Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu: porque ele faz o sol nascer sobre os maus e os bons, e a chuva cair sobre os justos e os injustos."

Um ensinamento muito lindo e profundo que não basta ser entendido, tem que ser praticado. Esta semana sugerimos que você leia um texto, (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh faz comentários sobre esse ensinamento.

Thay nos ensina que se você examinar profundamente sua raiva, perceberá que o indivíduo que você chama de inimigo também está sofrendo. Tão logo você compreende esse fato, a capacidade de aceitar e ter compaixão por essa pessoa passa a estar presente. Jesus chamou essa atitude de "amar seu inimigo". Quando você é capaz de amar seu inimigo, ele deixa de ser seu inimigo. A idéia de "inimigo" desaparece e é substituída pela noção de alguém que está sofrendo e precisa de compaixão.

Um texto que nos ajuda a volorizar ensinamentos em todas as tradições! Compartilhe após a leitura do texto completo (clique aqui) participando em nosso blog. Basta clicar aqui.

Cura pela mente e coração em Curitiba



Em Curitiba nos dias 14 e 15 de outubro haverá três palestras gratuitas com Enio Burgos sobre a cura pela mente e o coração. Enio é fundador da Associação Meditar e diretor da Editora Bodigaya. Mais informações em contato@cienciameditativa.com

Palestras:

Meus pensamentos causam doenças? - Dia 14/10 às 19hs na Gandiva Yoga Ashram (Rua Barão de Guaraúna 673, Juvevê)
A meditação pode curar? - Dia 15/10 às 10hs na Ciência Meditativa (Av Sete de Setembro 5011, cj 1303, Batel)
Doenças da sociedade moderna - Dia 15/10 às 16hs no Espaço Hermógenes (Rua Pref. Angelo Lopes 1805, Hugo lange)

Bodisatva



Para um bodisatva, o trabalho de ajudar é natural como respirar. Quando um irmão sofre, ele oferece cuidado e apoio. Ele não pensa que tem que ajudá-lo de forma a praticar o dharma ou porque seu professor disse que deveria. Não é necessário ter uma idéia sobre a ajuda. Sentimos que precisamos fazer e fazemos.

-Thich Nhat Hanh

Verdades radicais



Tempos difíceis são inevitáveis, mas se sofremos ou não depende de como reagimos às dificuldades.
Ao encarar as dificuldades com um coração aberto, descobrimos insight, amor e coragem.
A prática básica é parar tudo que estivermos fazendo e apenas olharmos para o que está acontecendo.
A melhor maneira de nos tornarmos felizes é colocar a felicidade dos outros em primeiro lugar.
O único terreno sólido real é um terreno aberto.

- Melvin McLeod