Quinta, 22 de setembro de 2011

Feliz Continuação



Quando você nasceu? Quando você vai morrer? O que é nascer e morrer? Será que algum dia você nasceu? Será que algum dia vai morrer? O dia que você nasceu foi o dia que passou a existir?

No texto sugerido (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh responde essas perguntas de uma forma concreta através de um verso do Sutra do Coração. Ele ensina que não podemos conceber o nascimento do nada. Há apenas continuação. Você verá que você não apenas existia no seu pai e mãe, mas também nos seus avôs e avós. Nada pode nascer e também nada pode morrer. Morrer significa que de algo você se tornou nada. Você acha que podemos transformar alguma coisa em nada?

Leia esse texto (clique aqui) que quebra nossa maneira habitual de ver as coisas e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

Cinco Treinamentos



Para praticar os Cinco Treinamentos da Plena Consciência (clique aqui) é útil ter em mente os seguintes pontos:

- A Plena Consciência é a base de todos os treinamentos. Nós não precisamos manter nenhum treinamento em particular se somos capazes de nos manter plenamente conscientes 24 horas por dia. Mas como este não é o caso, precisamos praticar os Cinco Treinamentos da Plena Consciência ou equivalentes e tê-los como guia.

- As palavras usadas para descrever os Cinco Treinamentos da Plena Consciência apresentados por Thây Nhat Hanh estão no espírito oferecido por Shakyamuni Buddha, atualizadas para responder às necessidades e dificuldades das pessoas em nossos dias.

- Ninguém poderá manter os treinamentos da plena consciência totalmente. Nem o próprio Buda pôde fazê-lo. Quando fervemos vegetais para comer, matamos os microorganismos da água, ou se tomamos um antibiótico, matamos os microorganismos nos nossos intestinos. Se vivermos plenamente conscientes já é suficientemente bom se nos movermos suavemente em direção ao agir sem violência.

- A direção dos Cinco Treinamentos da Plena Consciência é a direção da beleza, da bondade e da verdade, nos movemos nessa direção, como se fôssemos em direção ao sol. Não podemos pousar no sol e nem precisamos. Nos mover nesta direção já é bom o suficiente.

- Assim como fazemos o possível para nos mover nessa direção, sabendo que ninguém pode viver completamente de acordo, precisamos de um grupo de amigos com os quais possamos praticar regularmente e compartilhar nossas experiências de viver os treinamentos da plena consciência. Na medida em que encontramos dificuldades, devemos praticar com uma Sangha e regularmente recitar juntos os treinamentos para lembrar e inspirar uns aos outros e tentar encontrar saídas para as situações mais difíceis nas nossas famílias e na nossa sociedade. Por isso é que a cerimônia de ordenação é considerada nula se o ordenado não recita os treinamentos da plena consciência pelo menos uma vez a cada três meses em sua Sangha.

A aliada



Os budistas temem pouco a morte: é provavelmente a única certeza na vida. Ela tem, por outro lado, um poder sem igual, o de fazer os homens olharem no fundo de seu coração para distinguir o essencial do supérfluo. Para muitos sua proximidade leva a repensar a vida e escolher privilegiar a vida espiritual. Consequentemente, a morte é também uma aliada.
-Ani Choying Drolma (monja tibetana)

Fixações



Olhamos os seres ao nosso redor e as circunstâncias concretas em que estamos imersos a partir de nossas fixações. Quando surgem as dores, sentimos como se viessem de fora. Se estamos num jogo de futebol, não pensamos que a dor vem de estarmos fixados no campeonato. Pensamos que a dor vem porque o adversário fez um gol. Então temos alguém para culpar - um adversário. O fato de estarmos no campeonato perssupõe vitória e derrota. E é assim com tudo.

- Lama Padma Samten