Quarta, 31 de agosto de 2011

Tomar conta de nós mesmos



O budismo é fortemente baseado na prática. O Buda não estava interessado em especulações filosóficas e sim em maneiras concretas pelas quais ele pudesse se libertar do sofrimento: angústia, medo, raiva, ansiedade, etc. O Buda nossa mostrou que dependemos de nós mesmos para atingirmos esse objetivo e que precisamos nos cuidar, assumir nossa responsabilidade pela nossa felicidade se desejamos nos libertar.

No texto (clique aqui) desta semana Thich Nhat Hanh ensina que temos que aprender como tomar conta de nós mesmos ao longo do dia enquanto caminhamos, sentamos, comemos ou escovamos nossos dentes. Nosso lar é composto pelo nosso corpo, sentimentos, emoções, percepções e consciência. O território de nosso lar é largo e somos o monarca responsável por ele. Deveríamos saber como retornar ao lar e tomar conta do nosso corpo e mente. Plena atenção pode ajudar. O texto tem algumas práticas bem concretas que podem nos ajudar no caminho.

Leia o texto (clique aqui) pratique e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.

A Casa de Ana Maria precisa de ajuda



A Casa de Ana Maria é uma instituição ajudada pela Sangha Viver Consciente que ajuda crianças, gestantes e idosos no município de Japeri no Rio de Janeiro. Fazem um trabalho muito sério e dedicado e com seu esfroço tiram muitas crianças da marginalidade dando um futuro melhor para elas. Conheça melhor o trabalho deles no site (clique aqui)

A instituição usa uma Kombi para recolher os donativos e infelizmente essa Kombi fundiu seu motor e o conserto é de R$ 4 mil. A Kombi é bastante importante para manter a Casa funcionando. Se você quiser colaborar para o conserto basta fazer um depósito na conta da instituição:

OBRA SOCIAL MIGALHAS DE LUZ
Casa de ANA MARIA
CNPJ nº 36.467.488/0001-09

Banco ITAÚ
Ag. 0598 (Haddock Lobo)
C/C nº 28.412-3

Qualquer valor que você puder doar será muito bem vindo.

Video Thay



A Sangha Plena Consciencia de São Paulo nos manda um vídeo curtinho e delicado produzido durante o tour que Thay está fazendo pela América do Norte. Para regar sementes de amor e paz! Para assistir clique aqui.

Meditação funciona



Eu descobri que a meditação quase sempre funciona. Não é que funcione raramente ou apenas metade do tempo; quase sempre funciona. Por "funciona", eu quero dizer que se você na verdade der à meditação alguma atenção, ela transformará sua vida. Sua vida pode não transformar de uma maneira espetacular, mas ela transforma de uma maneira inequivocadamente real para você. Muitas e muitas pessoas realmente deram uma reviravolta em suas vidas. Elas colocaram esforço e estão continuando esse esforço com muito deleite.

- Norman Fischer