Quinta, 9 de junho de 2011


Não rejeitar o mundo ou a sociedade



No texto dessa semana (clique aqui) Thich Nhat Hanh comenta sobre o sutra "Conhecendo a melhor maneira de viver sozinho". Sutras são os discursos do Buda que foram passados através da tradição oral e posteriormente escritos.

Nesse sutra o Buda ensina que viver sozinho não significa rejeitar o mundo e a sociedade. O Buda disse que viver sozinho significa viver no momento presente profundamente observando o que está acontecendo. Se fizermos isso, não seremos arrastados ao passado ou levados por pensamentos sobre o futuro. O Buda disse que se não pudermos viver no momento presente, mesmo se estivermos sozinhos na mais remota floresta, não estaremos realmente sozinhos. Ele disse que se estivermos plenamente vivos no momento presente, mesmo se estivermos em uma populosa área urbana, podemos ainda dizer que estamos vivendo sozinhos.

Leia o texto e compartilhe seus insights sobre o texto (clique aqui) conosco em nosso blog. Basta clicar aqui.

Shantum Seth em Recife



No dia 16 de junho às 19:30hs será realizada no Libertas de Casa Amarela uma palestra de Shantum Seth sobre a vida do Buda, "Seguindo Pegadas Búdicas". Shantum é indiano e um dos mais respeitados professores de Dharma na tradição Thich Nhat Hanh. Ele organiza grupos para peregrinações pelos caminhos do Buda.

O Libertas Casa Amarela fica na rua Rodrigues Sete, 158. Mais informações pelo telefone (81)3441-7462 ou pelo e-mail sangarecife@gmail.com. A contribuição sugerida é de R$ 20,00. .

Plantando sementes



Foi lançado este mês o novo livro de Thich Nhat Hanh "Planting Seeds". O livro é um guia dinâmico e prático de práticas de plena atenção para crianças desenvolvido por Thich Nhat Hanh nos seus trinta anos de prática.

Feito para famílias e educadores, "Planting Seeds"é cheio de atividades para ajudar as crianças e os adultos a aumentar em concentração, aumentar a comunicação, nutrir a gratidão e confiança, lidar com emoções difíceis e aliviar o stress.

O livro tem a co-autoria da comunidade de Plum Village, entre eles, a irmã Jóia (que já esteve conosco no Brasil) e de Shantum Seth (atualmente de passagem pelo Brasil). O livro está disponível somente em inglês pode ser encontrado na http://www.parallax.org ou http://www.amazon.com e custa US$ 16,00.

Passado e Futuro



Um aspecto da consciência é que ela nos ajuda a experimentar o momento presente. É interessante que na maioria do tempo, vivemos no passado ou no futuro e dificilmente sabemos disso porque acontece habitualmente, mecanicamente às vezes inconscientemente. Portanto a consciência nos ajuda a perceber como estamos usando o passado e o futuro que podem causar problemas para nós mesmos e para os outros.

Portanto precisamos usar o passado, precisamos usar o futuro. Uma maneira simples de usar o passado e o futuro é aprender sobre o que quer que tenha acontecido no passado como um aprendizado, como um professor. Qualquer erro que por ventura tenhamos cometido no passado, ao invés de nos agarrarmos a ele nos sentindo culpados e sofrermos, é melhor se nos perguntarmos: "O que posso aprender dos meu erros passados?"

Da mesma maneira devemos usar o futuro também como um amigo. Frequentemente quando pensamos no futuro, o que acontece é que nos sentimos ansiosos ou inseguros. Mas se pudermos nos tornar amigos do futuro e aprendermos a ser abertos a ele, aprenderemos a nos relacionar com o futuro de uma forma bem mais criativa.

-Godwin Samaranratne

Banquete da Paz



A meditação andando é semelhante ao comer. Com cada passo alimentamos nosso corpo e espírito. Quando caminhamos com ansiedade e preocupação, isto se parece com restos de comida. O alimento da meditação andando deve ser de qualidade superior. Vá andando devagar e desfrute do banquete da paz.

-Thich Nhat Hanh (Do livro "Meditação andando")