Quinta, 3 de março de 2011


Abraçando a Raiva



Precisamos desenvolver a consciência de forma a perceber quando a raiva se manifestou em nós. Se deixarmos nossa raiva sozinha, causará estrago para nosso corpo, para nossa mente e talvez para o nosso entorno. Portanto precisamos abraçar nossa raiva, reconhecê-la, aceitá-la e assim transformá-la.

No texto sugerido (clique aqui) Thich Nhat Hanh nos ensina que se alguém nos faz sofrer, é porque esta pessoa também está sofrendo. Alguém que não sabe lidar com seu sofrimento permitirá que ele vaze, e nos tornaremos vítimas do seu sofrimento. Sabemos que alguém que sofre tanto assim precisa de ajuda e não punição. Quando começamos a ver isso, a compaixão nasce, e não sofremos mais. Compaixão é o antídoto para a raiva. Uma vez que estamos motivados pelo desejo de ajudar a outra pessoa a sofrer menos, estamos livres de nossa raiva.

Após ler o texto (clique aqui) divida conosco seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Diminua o consumo de carne



De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o setor pecuário emite mais gases causadores do efeito estufa do que carros e veículos utilitários esportivos sendo responsável por 18% das emissões de gases causadores do efeito estufa, medidos pela concentração de dióxido de carbono (CO2). Esse número é resultado tanto os impactos diretos do setor pecuário quanto os impactos de alimentar os aproximadamente 63 bilhões de animais de produção do mundo.

Especificamente, a pecuária representa:

9% das emissões anuais de CO2 induzidas por seres humanos.

37% das emissões de metano (CH4), que tem mais de 20 vezes o potencial de aquecimento global do CO2, e

65% das emissões de óxido nitroso (N2O), que tem mais de 300 vezes o potencial de aquecimento global do CO2.

Mapeamentos comprovam uma forte relação entre o excesso de nitrogênio na atmosfera e a localização de áreas de produção animal intensiva.

-Retirado do site http://www.confinamentoanimal.org.br/

Não tenha filosofia



Não basta abrir a janela
Para ver os campos e o rio.
Não é bastante não ser cego
Para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Com filosofia não há árvores: há idéias apenas.
Há só cada um de nós, como uma cave.
Há só uma janela fechada, e todo o mundo lá fora;
E um sonho do que se poderia ver se a janela se abrisse,
Que nunca é o que se vê quando se abre a janela.


- Fernando Pessoa

O bom praticante



Um bom praticante não é alguém que não sofre. Um bom praticante é alguém que sabe como lidar com seu sofrimento. Sofrimento faz parte da vida. Está sempre presente, sempre conosco. Mas temos uma opção pela maneira como respondemos ao sofrimento. Cada um de nós tem a capacidade de ser desperto e viver de uma maneira desperta. Em cada momento que estamos plenamente conscientes, somos como o Buda, somos o Buda. Thay diz que somos Buda em tempo parcial, mas estamos trabalhando para nos tornarmos Buda em tempo integral!

-Sister Jewel