Quarta, 9 de fevereiro de 2011


Formações Internas



Muito do nosso sofrimento é gerado porque temos apego, consciente ou inconsciente a eventos do passado. Esses eventos do passado podem levar a sentimentos de saudade ou até mesmo de raiva e ódio. Quando estamos perdidos no passado, perdemos o presente.

No texto sugerido (clique aqui) Thay comenta parcialmente o sutra sobre a Melhor Maneira de Viver Sozinho especificamente as linhas "Não persiga o passado. O passado não mais existe". Experimente olhar para a sua vida neste momento com a mente de iniciante. Começe de novo. Solte as amarras que te prendem ao que não existe mais e se liberte.

Se tiver algum insight lendo o texto(clique aqui) divida-o conosco, escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.



Retiro de Verão em Plum Village



Foi divulgada no site de Plum Village a agenda de Thich Nhat Hanh para 2011 (clique aqui). Nessa agenda ficou determinado que o retiro de verão de 2011 em Plum Village, França, será entre 7 de julho e 4 de agosto.

Nesse retiro o tempo de permanência mínimo é de 7 dias. Normalmente os participantes ficam agrupados em famílias de pessoas que falam a mesma língua. Os brasileiros, quando não há muitos, ficam na família espanhola. Há também tradução simultânea das palestras do Thay para espanhol. Para brasileiros há desconto de 50% no valor do retiro. Aproveite esta possibilidade. Vale muito a pena.

Continuação x Transformação



Ao comermos uma deliciosa cenoura, temos que sentir que ela também é fruto do empenho de muitas gerações. Por trás de uma fatia de pão há uma história de milhares de anos. No Vietnã, quando comemos uma tigela de macarrão, temos consciência de que ela tem sua própria história. As mães não sabem automaticamente como temperar essa refeição. Esse conhecimento foi transmitido por muitas gerações. Todo bolo, todo prato possui sua própria história. A felicidade dos nossos ancestrais tornou-se nossa própria felicidade.

Durante a prática, vamos nos conectar a todos os nossos antepassados, bem como aos rios, montanhas, plantas e alimentos da nossa terra. O que somos senão a manifestação e continuação de todos esses elementos? [...] É claro que estamos prontos para abraçar o que é positivo, mas temos que aceitar também os aspectos negativos de nossa sociedade, como a violência, o ódio e o racismo, a fim de transformá-los. Devemos viver no sentido de contribuir para a mudança desses elementos.

-Thich Nhat Hanh

Gratidão



Quando nós nos deleitamos ao comer uma laranja, poderíamos nos sentir gratos à árvore da laranja que gastou muito tempo na fabricação de uma laranja bonita para nós. Assim, pensando em termos de dar e receber, nós podemos estabelecer um sentido mais profundo na relação com a árvore da laranja. Nós sabemos que a laranjeira também recebe muitas coisas das nuvens, do sol e da terra. Na realidade, tudo o que é tem que se relacionar com tudo mais de forma a ser e crescer.

É por isso que eu não só me sinto grato à árvore, mas eu também agradeço às nuvens, ao sol, à terra, e assim por diante. Nós gostamos da idéia de sermos gratos ao cosmo por tudo o que é oferecido a nós como comida. É por isso que em Plum Village organizamos um Dia de Ação de Graças, e nós dirigimos nossas graças a quatro objetos: em primeiro lugar para nosso pai e nossa mãe que nos deram vida; para nosso mestre que nos deu vida espiritual e nos ajudou a saber viver dentro do aqui e agora; nós agradecemos a nossos amigos que nos apóiam, especialmente em momentos difíceis, e nós agradecemos a todos os seres nos mundos animal, vegetal e mineral por nosso apoio e manutenção.

Assim os budistas também celebram Ação de Graças, com esse tipo de insight. Quando nós celebrarmos Ação de Graças, nos relacionamos a tudo que está aí, e esta é uma prática muito boa de forma que nós não nos separamos da realidade. O sentimento de gratidão pode nos ajudar a nos lembrar de cultivar o elemento de compaixão e bondade amorosa em nós.

-Thich Nhat Hanh