Quarta, 26 de janeiro de 2011


Primeiro Treinamento - Reverência a Vida



Nesse mês de fevereiro te convidamos a refletir e buscar novas formas de praticar o Primeiro Treinamento de Plena Consciência. Os Cinco Treinamentos de Plena Atenção são a maneira mais concreta de praticar a plena atenção. Eles são frutos da nossa prática de plena atenção, não algo imposto a nós por alguém. Os Cinco Treinamentos de Plena Atenção nos ajudam a mudar, a nos transformar.

O Primeiro Treinamento (clique aqui) é o seguinte: Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar o insight do Interser e da compaixão, e a aprender maneiras de proteger a vida das pessoas, animais, plantas e minerais. Estou determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não apoiar nenhum ato de matança no mundo, seja na minha maneira de pensar ou no meu modo de vida. Ao ver que as ações que causam sofrimento surgem a partir da raiva, do medo, da avidez e da intolerância – que, por sua vez, baseiam-se no pensamento dualista e discriminativo - cultivarei a abertura, a não discriminação e o não apego a pontos de vista para transformar a violência, o fanatismo e o dogmatismo em mim mesmo e no mundo.

Segundo Thay o primeiro treinamento existe para nutrir nossa compaixão. Sem compaixão não podemos nos relacionar com outros seres vivos. A compaixão também nos beneficia e nos faz uma pessoa feliz. Cultivar a compaixão é crucial. Ela traz bem-estar para nós e para o mundo. Precisamos nos treinar para que nossa compaixão cresça dia a dia.

Que hábito você poderia mudar para praticar melhor o Primeiro Treinamento? Se tiver algum insight lendo o texto(clique aqui) divida-o conosco, escreva em nosso blog. Basta clicar aqui.



Ecologia Profunda



Nossa ecologia deveria ser uma profunda ecologia - não apenas profunda, mas universal. Há poluição na nossa consciência. Televisão, filmes e jornais são formas de poluição para nós e nossos filhos. Eles plantam as sementes de violência em nós e poluem nossa consciência, da mesma maneira que destruímos nosso meio-ambiente por plantar usando químicos, cortar as árvores e poluir a água.

Precisamos proteger a ecologia da Terra e a ecologia da mente, ou este tipo de violência e imprudência se espalharão até por mais áreas da vida.

-Thich Nhat Hanh

Onde está a força verdadeira?



Nossa Terra, nossa linda e verde Terra está em perigo, e todos sabemos. Ainda assim agimos como se nossas vidas diárias não tivessem nada a ver com a situação do mundo. Se a Terra fosse o nosso corpo, você seria capaz de sentir muitas áreas onde ela está sofrendo.

Muitas pessoas estão conscientes do sofrimento do mundo e seus corações estão cheios de compaixão. Eles sabem o que precisa ser feito e engajam-se no trabalho político, social e ambiental para tentar mudar as coisas.

Mas depois de um período de intenso envolvimento, eles ficam desencorajados, porque falta a eles a força necessária para sustentar uma vida de ação. A força real não está no poder, dinheiro ou armas, mas em uma profunda paz interior.

-Thich Nhat Hanh

Importância da introspecção



A cela é um lugar ideal para aprendermos a nos conhecer, para se vasculhar realística e regularmente os processos da mente e dos sentimentos. Ao avaliarmos nosso progresso como indivíduos, tendemos a nos concentrar em fatores externos, como posição social, influência e popularidade, riqueza e nível de instrução. Certamente são dados importantes para se medir o sucesso nas questões materiais, e é perfeitamente compreensível que tantas pessoas se esforcem tanto para obter todos eles.

Mas os fatores internos são ainda mais decisivos no julgamento do nosso desenvolvimento como seres humanos. Honestidade, sinceridade, simplicidade, humildade, generosidade pura, ausência de vaidade, disposição pra ajudar os outros - qualidades facilmente alcançáveis por todo indivíduo - são os fundamentos da vida espiritual.

O desenvolvimento de questões desta natureza é inconcebível sem uma séria introspecção, sem o conhecimento de nós mesmos, de nossas fraquezas e nossos erros. Pelo menos - ainda que seja a única vantagem - a cela de uma prisão nos dá a oportunidade de examinarmos diariamente toda a nossa conduta, de superarmos o mal e desenvolvermos o que é bom em nós.

A meditação diária, de uns 15 minutos antes de nos levantarmos, é muito produtiva neste aspecto. A princípio, pode ser difícil identificar os aspectos negativos em sua vida, mas a décima tentativa pode trazer valiosas recompensas. Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando.

- Nelson Mandela (carta escrita na prisão em 1975)