Quarta, 23 de novembro de 2010


O passado e o futuro residem no presente



Quando pensamos sobre o passado, sentimentos ou lamentos ou vergonha podem surgir. Quando pensamos sobre o futuro, sentimentos de desejo ou medo podem vir a tona. Mas todos os sentimentos surgem no momento presente e todos eles afetam o momento presente. A maioria do tempo, seu efeito não contribui para nossa felicidade ou alegria. Temos que aprender como encarar estes sentimentos. A principal coisa que precisamos lembrar é que o passado e o futuro estão ambos no presente e se tomarmos conta do momento presente então também transformaremos o passado e o futuro.

Thich Nhat Hanh no texto selecionado (Clique aqui) ensina que só no momento presente podemos transformar o passado e nos livrar dos lamentos do que fizemos. Também no presente é possível transformar o futuro nos livrando das ansiedades e temores.

Aprenda com o texto (clique aqui), e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Doe palavras



Veja que projeto fantástico e eficaz, que depende apenas de um minutinho seu: o Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte, que cuida de doentes de câncer, lançou um projeto que se chama "DOE PALAVRAS". Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.

Você acessa o site http://www.doepalavras.com.br, escreve uma mensagem de otimismo, curta (como twitter) e ela aparece no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento – na sala de quimioterapia.

Você pode ajudar milhares de pessoas, enquanto elas passam pelo tratamento, com nossas mensagens! Essa ajuda acontece de muitas formas: apoio, reconforto, distração (ocupam o tempo que ali passam recebendo a quimio), reprogramação mental, otimismo, e muitas outras, algumas bem subliminares, mas muito efetivas. Dizem que é linda a reação de esperança e a fé dos pacientes.

Participe, não apenas hoje mas, todos os dias. Dê um pouquinho das suas palavras e de seus pensamentos. Nos custa quase nada (só um pouco de tempo) e pode realmente trazer grandes benefícios aos que sofrem dessa doença que tem tratamento de efeitos colaterais terríveis, e podem ou não promover a cura. Porém, apoio e mensagens de otimismo são tratamentos deliciosos sem efeitos colaterais negativos e ajudam muito na cura e/ou no processo de apoio – é uma carícia positiva.

E então? Não economize palavras: use-as nesse projeto maravilhoso!


Nunca é tarde demais



O melhor momento para plantar uma árvore era vinte anos atrás, mas o segundo melhor momento é hoje.

- Provérbio Chinês


Nosso maior mestre



Quando a vida é bem vivida, a morte pode ser tranquila. Quando não aceitamos a morte como parte da vida, não estamos preparados para a vida. A morte é nosso maior mestre e amigo disfarçado. Só quando reconhecemos ter um tempo limitado, imprimimos a urgência necessária para descobrir o que realmente importa. Viver como se o por do sol de hoje fosse o último nos obriga a estar mais presentes e mais dedicados ao momento.

- John Izzo


Perfeição



- Presta atenção, meu querido, muita atenção! O pecador que eu sou, e que tu és, é pecador, mas um dia voltará a ser Brama. Em determinado momento alcancará o Nirvana e será o Buda. Mas, olha bem: esse "um dia" é apenas um ilusão, um termo convencional.

O pecador não se encontra a caminho do estado de Buda; não está em plena evolução, muito embora o nosso cérebro seja incapaz de imaginar as coisas de outro modo. Pelo contrário, no pecador já se acha contido, hoje, agora mesmo, o futuro Buda. Todo o seu porvir já está presente. Tu deves respeitar na pessoa desse pecador, na tua própria pessoa, na de qualquer homem, o Buda em botão, o Buda possível, o Buda oculto. O mundo, amigo Govinda, nao é imperfeito e não se encaminha lentamente rumo a perfeição. Não! A cada instante é perfeito. Todo e qualquer pecado já traz em si a graça. Em todas as criancinhas já existe o ancião, nos lactentes já se esconde a morte, como em todos os moribundos há vida eterna.

- Hermann Hesse (do livro Sidarta)