Quarta, 13 de outubro de 2010


Ensinamentos sobre não-eu



Para muitos o ensinamento sobre não-eu do budismo é algo muito abstrato. Outros conseguem compreendê-lo na teoria mas não sabem como aplicar essa compreensão no dia a dia. O ensinamento sobre o não eu fala da interdependência de todas as coisas no universo. Nos mostra que para existirmos tudo mais tem que existir. Ele quebra com nossa noção de isolamento, de autonomia. Não só dependemos de tudo que existe nesse momento como de todos os nossos antepassados humanos, animais, vegetais e minerais

Thich Nhat Hanh no texto sugerido desta semana (clique aqui) nos ensina que olhando profundamente em nossa verdadeira natureza, vemos que o que chamamos Eu é feito apenas de elementos de não-eu. Assim você é o filho, mas não só é o filho, você é o pai. Se tirarem o pai de vocês mesmos, irão desmoronar. Vocês são a continuação de seu pai, de sua mãe, de seus antepassados. Isso é não-eu. O filho é feito de pai, o pai é feito de filho, e assim por diante. E a prática é que diariamente temos a oportunidade de olhar para as coisas deste modo -- caso contrário vivemos de um modo muito superficial, e não obtemos o coração da vida.

Leia o texto (clique aqui) e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Grupo de Meditação em Salvador



Nos próximos 2 meses, toda segunda de 18:30 às 19:20, haverá estudo do livro “Sinta-se Livre onde você estiver” de Thich Nhat Hanh em Salvador. Todos lêem um pouco, depois se faz algum exercício cuidando do corpo e por fim o momento de silêncio onde o inspirar e expirar são vivenciados.

Também há meditação caminhando na sala e eventualmente uma refeição consciente. Para complementar, a sala é enfeitada com uma foto de uma linda flor de lótus de Plum Village.

Maiores informações com Ana Celeste (clique aqui)


Sofrimento dos Animais



A revista Veja publicou recentemente uma matéria sofre o sofrimento imposto aos animais nas fazendas "industriais" para aumentar a produtividade. Tratando os animais como se não fossem seres vivos que sofrem, impõe a estes condições desprezíveis. Esse tipo de produção se iniciou depois da Segunda Guerra Mundial e hoje é predominante, o que tem sido a causa de muitas doenças (gripe aviária, gripe suína, etc). Consuma conscientemente!

A cada semana traremos algumas informações desta matéria para você se informar. Hoje falaremos sobre os bois




Controle da mente



Impossível a aquisição da sabedoria pela mente descontrolada; impossível a meditação para o homem inquieto! E se o homem não encontrar a paz dentro de si, como pode ser feliz? O homem sem domínio sobre sua mente e seus sentidos é como um navio levado a mercê das ondas. O homem de perfeita sabedoria é o que possui perfeito domínio sobre seus sentidos com relação aos objetos sensoriais.

- Do Bhagavad Gita


Ontem não é igual a hoje



Quando o olhar da mente é límpido, vemos tudo como realmente é, de modo natural. Mas assim que os olhos se distraem com objetos externos, não vemos mais. Perdemos a capacidade de ver corretamente. Sons e imagens nos atacam, nos arrastam, nos puxam. Coisas que deveríamos ver, não vemos. Coisas que deveríamos ouvir, não ouvimos. Não é assim?

Se escutarmos o rio sem atenção, a água que corre parece ter um ritmo constante e ininterrupto. Entretanto, nenhuma gota d'água passa duas vezes sobre a mesma pedra. Não é nunca a mesma gota que forma o leito do rio ou o murmúrio da correnteza. A imutabilidade é apenas uma ilusão dos olhos e dos ouvidos humanos. Uma vez que tenha passado, a água não corre nunca mais no mesmo ponto do rio.

A vida humana não é diferente. Acreditar que ontem é igual a hoje é resultado de nossa ignorância e insensibilidade. São nossas mentes e nossos olhos deludidos que vêem o passado igual ao presente. Os olhos iluminados vêem claramente a imagem das coisas em eterno movimento e reconhecem que um instante é diferente de qualquer outro.

Shundo Aoyama Roshi