Quinta, 30 de setembro de 2010


A prática de descansar



O mundo hoje, depois da globalização e da revolução da informática quase nos impõe que funcionemos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estamos sempre conectados, sempre fazendo alguma coisa, sempre buscando fazer ou obter algo. Um ritmo incessante que só rega nossa ansiedade e não nos permite respirar, parar.

Thich Nhat Hanh esta semana (clique aqui) nos ensina a prática de descansar. Segundo ele é muito importante permitir que nosso corpo e nossas mentes descansem. Nosso corpo pode carregar muitas dores internas, e nossa consciência também pode possuir muitas feridas internas. Eles precisam de cura. A condição básica para toda a cura é poder descansar, mas nós não temos a capacidade de descansar. Temos o hábito de correr, de fazer coisas. Enquanto você correr - correndo a procurar por algo ou correndo para escapar de algo - não tem nenhuma paz.

Leia o texto (clique aqui) e aprenda que a meditação é feita de parar, acalmar-se e olhar profundamente. Pare, descanse e depois divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Dia de Mente Atenta no Rio Grande do Sul



A Associação Meditar e a Ecovila Karaguata convidam você para vivenciar um dia de mente atenta com Enio Burgos. Será na terça-feira, 12 de outubro, das 8 às 18 hs no Espaço Karaguatá em Santa Cruz do Sul-RS.

Mais informações no site www.ecovilakaraguata.co.cc/com. ou nos telefones (51) 99629349- 99643099-99553829.

Inscrição: envie um email para ecovilakaraguata@yahoo.com.br informando nome, telefone e de onde vêm. As vagas serão limitadas. Se você quiser pernoitar há algumas acomodações coletivas.

Contribuição solidária para a construção do Centro Meditar Montanha da Borboleta Azul.

Se você quiser trazer alimentos, frutas ou algum lanche para compartilhar no evento será bem vindo.


Sofrimento dos Animais



A revista Veja publicou recentemente uma matéria sofre o sofrimento imposto aos animais nas fazendas "industriais" para aumentar a produtividade. Tratando os animais como se não fossem seres vivos que sofrem, impõe a estes condições desprezíveis. Esse tipo de produção se iniciou depois da Segunda Guerra Mundial e hoje é predominante, o que tem sido a causa de muitas doenças (gripe aviária, gripe suína, etc). Consuma conscientemente!

A cada semana traremos algumas informações desta matéria para você se informar. Hoje falaremos sobre os gansos




Seja especialista em você mesmo



Direcione seu olho para dentro e você achará
Milhares de regiões na sua mente
Ainda não descobertas. Viaje por elas e seja
Especialista na sua cosmografia interior.

- Thoreau


Situação do Planeta



A situação que a Terra está hoje foi criada pela produção inconsciente e pelo consumo inconsciente. Consumimos para esquecer nossas preocupações e ansiedades. Nos tranquilizar através do consumo excessivo não é o caminho. Criamos um sistema que não podemos controlar. Ele se impõe a nós, e nos tornamos seus escravos e vítimas.

Deveríamos falar mais sobre poluição espiritual. Quando sentamos juntos e ouvimos o som do sino de meditação neste retiro, acalmamos nosso corpo e mente. Produzimos uma energia pacífica e poderosa que pode penetrar em cada um de nós. Portanto, inversamente, o mesmo é verdadeiro para a energia coletiva do medo, raiva e desespero. Criamos uma atmosfera e ambiente que é destrutivo para todos nós. Não pensamos o suficiente sobre isso, apenas pensamos sobre o ambiente físico.


- Thich Nhat Hanh (Dharma Talk na Inglaterra para mais de 1.000 pessoas em agosto de 2010)