Quinta, 5 de agosto de 2010


Os Meios são os Fins



Em nossa sociedade somos treinados a ser extremamente objetivos, ou seja, devemos chegar ao fim, ao resultado o mais rápido possível. Em função disso muitos de nós simplesmente ignoram a maneira como fazemos as coisas. Estamos tão concentrados em chegar ao fim que esquecemos do caminho, o meio para se chegar lá. Vivemos de fim em fim, e perdemos muito de nossa vida no esquecimento, ou apenas olhando para objetivos.

Thay no texto sugerido (clique aqui) fala que no budismo não há nenhuma distinção entre meios e fins. Ele ensina que cada passo que damos em nosso caminho deveria ser dado com atenção total para que possamos desfrutar daquele momento único e perceber as maravilhas ao nosso redor. Mas há uma energia de hábito que lhe impede de fazer assim. Você está acostumado a correr por acreditar que a felicidade não é possível aqui e agora, a felicidade só é possível no futuro. A energia de hábito nos diz: "rápido, rápido, vá, rápido, rápido, termine logo! O prazo final está próximo!", mas a prática está lhe dizendo o oposto: "não corra, desfrute, o aqui e o agora é a única coisa que você possui, a felicidade não pode ser possível fora do aqui e do agora".

Depois de ler o texto (clique aqui) reflita e se quiser divida seus insights sobre meios e fins em nosso blog. Basta clicar aqui.



Aniversário da Sangha Viver Consciente



Nessa terça-feira, dia 10 de agosto comemoraremos os 4 anos de práticas da Sangha Viver Consciente. Gostaríamos de agradecer a você que nos apoiou, e a todos os que em algum momento praticaram conosco. Obrigado por suas lições, obrigado pela sua presença. Tenha certeza que nos ajudou. Sabemos como é difícil construir e manter uma Sangha, ficamos muito felizes e orgulhosos de poder ter plantado a semente desse grupo, que floresce em paz e harmonia e de maneira diligente.

Se você estiver no Rio, gostaríamos de te convidar para praticar conosco no dia 10 de agosto às 19:30hs na Rua Jornalista Orlando Dantas 15 casa 2. Venha, pratique conosco nesse dia especial! No final da prática faremos um lanche em plena consciência com direito a bolo e a foto anual da Sangha. Não deixe de vir!


Retiro & Meditação com Enio Burgos



LOCAL: Editora Bodigaya, em São Francisco de Paula. Rua Dom Pedro II, 109 - Centro - Porto Alegre.

QUANDO: 04 e 05 de setembro de 2010 (com início as 09 horas de sábado e encerramento as 11 horas de domingo).
VALOR: R$ 110,00 (cento e dez reais) - com pernoite no local e alimentação bem leve - tipo "regime".


INSCRIÇÃO: para inscrever-se, basta enviar e-mail solicitando a inscrição para bodigaya@bodigaya.com.br, contendo seus dados (nome, endereço e fone para contato), bem como a cópia do depósito efetuado.
DADOS PARA O DEPÓSITO: Banco do Brasil - agência 0180-5, cc: 6367-3 em nome da Editora Bodigaya.


Fruto da prática



O bom praticante sabe como produzir um momento de felicidade para sua nutrição e cura. Faça tudo em plena atenção e concentração. Isso pode te liberar do medo e da tristeza. Cada momento em Plum Village é para consolidar essa prática de concentração e atenção plena. Na meditação andando temos que lidar com nosso hábito de correr, correr para o futuro procurando algo que achamos que nos falta. O primeiro fruto da sua prática é sentir que você chegou, está em casa e não precisa mais correr. Você está confortável no aqui e no agora.

- Thich Nhat Hanh (durante o retiro de Verão de 2010 em Plum Village)



Tempo de vida



Três meses de vida pode ser muito, três anos pode ser pouco, depende da maneira como você vive a sua vida.

- Thich Nhat Hanh (durante o retiro de Verão de 2010 em Plum Village)