Quinta, 3 de junho de 2010


Ficando Realmente Vivo



Acorde! Você está realmente vivo ou está se movendo pela vida como um cadáver ambulante? O que você faria se te dissessem que você tem apenas três meses de vida? Você viveria intensamente cada segundo que te resta? Porque não faz hoje? O que você está esperando? Você tem consciência que a pessoa que você mais ama é impermanente? Um dia você não a terá mais a seu lado. Porque você não desfruta intensamente a presença dela agora?

Thich Nhat Hanh no texto (clique aqui) afirma que três meses é muito se vivermos realmente cada momento em profundidade. O que você esté esperando para experimentar. Solte os lamentos do passado e suas expectativas, ansiedades e planos de como o futuro deveria ser e mergulhe de cabeça neste momento percebendo quanta coisa está na sua frente hoje e somente hoje disponível para sua felicidade. Talvez amanhã isso não exista mais e você terá algo mais para se lamentar.

Leia (clique aqui) e acorde!. Depois se quiser divida seus insights em nosso blog. Basta clicar aqui.



Retiro em Plum Village - França



Plum Village é o centro de meditação no Sul da França aonde vive nosso querido Thich Nhat Hanh. É sempre uma oportunidade rara estar na presença de grandes mestres espirituais e receber os ensinamentos diretamente. Mas há uma dificuldade para muitos brasileiros que é a língua. Seja o francês para o deslocamento na França ou o inglês durante o retiro em Plum Village, muitos se intimidam e desistem pela falta de conhecimento. Nesse ano a Lúcia Brandão resolveu dar uma ajuda para os que enfrentam esse tipo de dificuldade e está organizando um grupo que será guiado por ela para participar do retiro de verão de Plum Village.

Se você pensa em fazer parte, lembre-se que a decisão precisa ser tomada o quanto antes. Já estamos no início de junho e o Retiro começa dia 7/julho. Há pouco tempo para conseguir reservas de assentos no voo, considerando que em julho muita gente viaja. Igualmente, em Plum Village, solicitam informação de quantos irão para que consigam manter a reserva de uma área para os brasileiros.

Já há um grupo se organizando e será especial se você participar também. Se você estiver interessado se apresse porque o grupo fecha esta semana.

Os contatos devem ser feitos com Lucia Brandão (bramo@uol.com.br) e Emilio Moufarrige (emilio@latitudes.com.br)

Para quem você telefonaria?



Stephen Levine é um escritor e professor norte-americano que trabalha principalmente com doentes terminais e, além disso, faz seminários para pessoas "sadias" ou, como ele diz, para pessoas que não são tão conscientes de que estão morrendo. Um dos seus exercícios mais intensos utiliza a morte como conselheira. "Imagine que você sofre um grave acidente automobilístico", propõe Levine, "e é levado para a unidade de terapia intensiva, onde um médico lhe diz que você tem apenas cinco minutos de vida. Durante esses cinco minutos, você estará plenamente consciente e não sentirá dor alguma. O médico lhe oferece um telefone para você fazer uma última chamada ..."

Nesse ponto, Levine propõe duas perguntas: 1) Para quem você telefonaria?; e 2) O que você lhe diria? Em geral, as pessoas que fazem esse exercício reservam algum tempo para meditar profundamente; muitas delas ficam com os olhos úmidos. Então Levine dá o golpe de misericórdia, fazendo a terceira pergunta: "E o que você está esperando para fazer esse telefonema? Por que você não lhe disse isso ontem? Por que não lhe telefona agora mesmo, no intervalo? O que está mantendo fechado o seu coração? Pense que talvez, quando chegar a sua hora, você não tenha cinco minutos para expressar seus sentimentos."


Nos encontraremos



Este corpo não sou eu, eu não estou preso a este corpo.
Eu sou vida sem fronteiras. Eu nunca nasci e nunca deverei morrer.
Vejo o oceano e o céu cheio de estrelas, manifestações da minha maravilhosa mente verdadeira.
Desde antes do tempo, eu era livre.
Nascimento e morte são apenas portas através da qual passamos, limiares sagrados de nossa jornada.
Nascimento e morte são apenas um jogo de esconde-esconde.
Portanto ria comigo,
Segure minha mão,
Vamos dizer adeus,
Dizer adeus, para nos encontrar de novo brevemente.
Nos encontramos hoje.
Nos encontraremos de novo amanhã.
Nos encontraremos na fonte de cada momento.
Nos encontraremos em todas as formas de vida.

- Thich Nhat Hanh