Quarta, 10 de março de 2010


Oração no Budismo



Sugerimos que você leia o texto (clique aqui) onde Thich Nhat Hanh explica como é a oração no budismo. Ele ensina que as palavras da oração devem ser baseadas na força que nós temos em nós mesmos. Quando nós não tivermos a força da prática em nós, então há pouca ou nenhuma força de fora que pode vir para nós.

O Thay também menciona que a prática, como a oração, é para os dois aspectos de vida, nosso corpo e nossa mente estarem com boa saúde e que quando amor e compaixão estão presentes em nós, e os enviamos, então isso verdadeiramente é oração.

Revise seus conceitos sobre oração e divida seu insight em nosso blog. Basta clicar aqui.



Entrevista de Thay para Oprah Winfrey (parte 3)



[Diga-me como você pratica para tornar a felicidade possível?]

Thay: Suponha que você está bebendo uma xícara do chá. Quando segurar o seu copo, você pode querer respirar, trazer a sua mente de volta ao seu corpo, e você se torna completamente presente. E quando você está realmente lá, outra coisa também está, vida, representada pela xícara de chá. Nesse momento você é real e a xícara de chá é real. Você não está perdido no passado, no futuro em seus projetos, em suas preocupações. Você está livre de todas essas aflições. E nesse estado de ser livre, você aprecia o seu chá. Esse é o momento de felicidade e de paz. Quando você escova os dentes, você pode ter apenas dois minutos, mas de acordo com esta prática, é possível produzir liberdade e alegria durante aquele tempo, porque você está estabelecido no aqui e agora. Se você é capaz de escovar os dentes em plena consciência, então vai ser capaz de desfrutar o momento em que tomar banho, cozinhar o seu café da manhã, bebericar seu chá.

Oprah: Então, a partir deste ponto de vista, há condições de felicidade sem fim?

Thay: Sim. Plena consciência ajuda você a ir para o presente. E cada vez você vai para lá e reconhece as condições de felicidade que você tem, a felicidade vem.

Oprah: Com você, o chá é real.

Thay: Eu sou real, e o chá é real. Estou no presente. Eu não penso no passado. Eu não penso no futuro. Existe um verdadeiro encontro entre mim e o chá, e a paz, felicidade e alegria são possíveis durante o tempo que eu bebo.

Oprah: Eu que nunca tinha pensado muito sobre uma xícara de chá.

Thay: Nós temos a prática da meditação do chá. Sentamo-nos, desfrutamos de uma xícara de chá e nossa fraternidade, nossa irmandade. Leva uma hora para apenas desfrutar de uma xícara de chá.

Oprah: Uma xícara de chá, como esta? [Segura a xícara]

Thay: Sim.

Oprah: Uma hora.

Thay: Cada momento é um momento de felicidade. E durante a hora de meditação do chá, você cultiva a alegria, a fraternidade, irmandade, habitando no aqui e agora.

Oprah: Você faz o mesmo com todos os alimentos?

Thay: Sim. Nós comemos as refeições em silêncio, de tal forma que entramos em contato com o cosmo, com cada pedaço de alimento.

Oprah: Quanto tempo levará para fazer uma refeição? Todo o dia?

Thay: Uma hora é suficiente. Nós sentamo-nos como uma comunidade, e desfrutamos de nossa refeição juntos. Então se você estiver comendo, bebendo o seu chá, ou limpando seus pratos, você o faz de tal forma que a liberdade, alegria, felicidade sejam possíveis. Muitas pessoas vêm aos nossos centros e aprendem esta arte de viver consciente. E voltam para suas cidades e criam uma sangha, uma comunidade, para fazer o mesmo. Temos ajudado a criar sanghas em todo o mundo.

Oprah: A Sangha é uma comunidade.

Thay: Sim.

Oprah: Quão importante é isto em nossas vidas? As pessoas têm suas próprias famílias, e depois expandem sua comunidade para incluir outros. Assim, quanto maior a comunidade, mais você pode realizar no mundo.

Thay: Certo.

Oprah: Sobre o tema da comunidade, vamos voltar a 1966. Você foi convidado para vir e falar na Universidade de Cornell, e logo depois disso, não foi autorizado a regressar ao seu país. Você ficou exilado por 39 anos. Como você lidou com esses sentimentos?

Thay: Bem, eu era como uma abelha retirada da colméia. Mas como eu estava carregando a comunidade amada no meu coração, eu procurei os elementos da Sangha em torno de mim na América e na Europa. E eu comecei a construir uma comunidade de trabalho para a paz.

Oprah: Você a princípio sentiu raiva? Ferido?

Thay: Com raiva, preocupado, triste, magoado. A prática da plena consciência me ajudou a reconhecer isso. No primeiro ano, eu sonhava quase todas as noites em ir para casa. Eu estava subindo um morro bonito, muito verde, muito feliz, e de repente eu acordava e percebia que eu estava no exílio. Assim, a minha prática foi entrar em contato com as árvores, os pássaros, as flores, as crianças, as pessoas no Ocidente e torná-los a minha comunidade. E por causa dessa prática, eu encontrei em casa fora de casa. Um ano depois, o sonho parou.


(Continua na próxima semana)


Estar Consciente



Quando estamos mais conscientes, podemos perceber melhor o que está à nossa volta, entender a situação, lembrar do que é importante para nós e visualizar um número maior de possibilidades (...). Estar consciente nos permite enfrentar as circunstâncias (...) de forma coerente com nossos valores. Quando não agimos conscientemente, somos arrastados por instintos e hábitos que nem sempre nos servirão. Perseguimos alguns objetivos que não nos levarão à felicidade e à boa saúde; tomamos iniciativas das quais, mais tarde, nos arrependeremos; e produzimos resultados que prejudicam a nós e a quem amamos.

- Fred Kofman

Sétimo Treinamento da Ordem Interser - Habitando feliz no momento presente



Consciente que a vida é disponível somente no momento presente e que é possível viver feliz aqui e agora, comprometo-me a treinar a mim mesmo para viver profundamente cada instante da vida diária. Tentarei não me deixar cair na dispersão ou ser levado por remorsos do passado, temores em relação ao futuro ou pela raiva, apego ou inveja no presente. Praticarei a respiração consciente para retornar ao que esta acontecendo neste instante. Estou determinado a aprender a arte de viver plenamente consciente tocando os elementos extraordinários, refrescantes e saudáveis que estão dentro e em torno de mim e nutrindo as sementes de alegria, paz, amor e compreensão em mim mesmo, facilitando o trabalho de transformação e cura em minha consciência.