Sexta, 5 de março de 2010


A Ação Correta



No mês de março sugerimos que você estude e pratique mais um passo do Caminho Óctuplo, (clique aqui) que é a Ação Correta.

Ação Correta significa Ação Correta do corpo. É a prática de entrar em contato com o amor e evitar prejudicar os outros, praticando a não-violência consigo mesmo e com outras pessoas. A base da Ação Correta é agir sempre com atenção plena.

A Ação Correta está ligada a quatro treinamentos (o primeiro, o segundo, o terceiro e o quinto) dentre os Cinco Treinamentos da Atenção Plena. No texto em anexo o Thay comenta esses treinamentos e você tem a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre eles.

Um texto básico de budismo. Estude e pratique esse mês e após a leitura do texto completo (clique aqui) participe comentando em nosso blog. Basta clicar aqui.



Entrevista de Thay para Oprah Winfrey (parte 2)



Oprah: O que significa ser um monge?

Thay: Ser um monge é ter tempo para praticar a sua transformação e cura. E além disso ajudar com a transformação e a cura de outras pessoas.

Oprah: A maioria dos monges é iluminada, ou ainda procura a iluminação?

Thay: Iluminação está sempre presente. Pequenas iluminações trarão grande iluminação. Se você respira e está ciente de que está vivo, que você pode tocar o milagre de estar vivo, então esse é um tipo de iluminação. Muitas pessoas estão vivas, mas não tocam o milagre de estar vivo.

Oprah: Eu tenho certeza que você vê ao seu redor que nós estamos apenas tentando alcançar a próxima coisa. Em nosso país, as pessoas estão muito ocupadas. Até as crianças estão ocupadas. Tenho a impressão que muito poucos de nós estão fazendo o que você disse, tocando o milagre de estar vivo.

Thay: Esse é o ambiente que as pessoas vivem, mas com prática, sempre podemos permanecer vivos no momento presente. Com plena consciência, você pode estabelecer-se no presente, a fim de tocar as maravilhas da vida que estão disponíveis naquele momento. É possível viver feliz no aqui e agora. Assim, muitas condições de felicidade estão disponíveis, mais do que suficientes para você ser bem feliz agora. Você não tem que correr para o futuro, a fim de conseguir mais.

Oprah: O que é felicidade?

Thay: A felicidade é a cessação do sofrimento. Bem-estar. Por exemplo, quando eu pratico esse exercício de respirar, estou consciente dos meus olhos; expirando, sorrio para os meus olhos e percebo que eles ainda estão em bom estado. Existe um paraíso de formas e cores do mundo. E porque você tem olhos ainda em bom estado, pode entrar em contato com o paraíso. Então, quando tomo consciência de meus olhos eu toco uma das condições da felicidade. E quando eu tocá-la, a felicidade vem.

Oprah: E você poderia fazer isso com cada parte de seu corpo.

Thay: Sim. Inspirando, estou consciente do meu coração. Expirando, eu sorrio para meu coração e sei que o meu coração ainda funciona normalmente. Eu me sinto grato por meu coração.

Oprah: Então, é sobre estar ciente e grato pelo que temos.

Thay: Sim.

Oprah: E não só as coisas materiais, mas o fato de que temos a nossa respiração.

Thay: Sim. Você precisa da prática da plena consciência para trazer a sua mente de volta ao corpo e estabelecer-se no momento. Se você está totalmente presente, só precisa dar um passo ou respirar, a fim de entrar no reino de Deus. E quando você tem o Reino, não precisa correr atrás de seus objetos de desejo, como poder, fama, prazeres sensuais, etc. A paz é possível. A felicidade é possível. E essa prática é bastante simples.

Oprah: Diga-me como nós fazemos isso.

Thay: Suponha que você está bebendo uma xícara do chá. Quando segurar o seu copo, você pode querer respirar, trazer a sua mente de volta ao seu corpo, e você se torna completamente presente. E quando você está realmente lá, outra coisa também está, vida, representada pela xícara de chá. Nesse momento você é real e a xícara de chá é real. Você não está perdido no passado, no futuro em seus projetos, em suas preocupações. Você está livre de todas essas aflições. E nesse estado de ser livre, você aprecia o seu chá. Esse é o momento de felicidade e de paz. Quando você escova os dentes, você pode ter apenas dois minutos, mas de acordo com esta prática, é possível produzir liberdade e alegria durante aquele tempo, porque você está estabelecido no aqui e agora. Se você é capaz de escovar os dentes em plena consciência, então vai ser capaz de desfrutar o momento em que tomar banho, cozinhar o seu café da manhã, bebericar seu chá. (Continua na próxima semana)


Todo o resto é secundário



Lembrar-me de que estarei morto em pouco tempo é a mais importante ferramenta que já encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas da vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de constrangimentos ou de falhar - deixa de ser importante diante da morte, restando apenas aquilo que realmente importa.

Lembrar-se de que você vai morrer é a melhor forma que conheço de evitar a armadilha de pensar que tem algo a perder. Você já está nu. Não há motivos para não seguir as escolhas de seu coração.

Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que desejam ir para o Paraíso não querem morrer para chegar até lá. Ainda assim, a morte é destino que todos compartilhamos. Ninguém jamais escapou dela. E é assim que deve ser, porque a Morte é, possivelmente, a invenção mais importante da Vida. É o agente de mudanças da Vida. Ela limpa o que é velho para dar espaço ao que é novo.

Neste exato momento, o que é novo são vocês, mas, um dia, não muito longe de hoje, vocês aos poucos ficarão mais velhos e serão afastados. Perdão por parecer tão dramático, mas é a verdade.

O tempo de vocês é limitado, então não o desperdicem vivendo a vida de outras pessoas. Não se deixem imobilizar pelos dogmas - o que equivale a viver com os resultados daquilo que os outros pensam. Não deixem que o ruído das opiniões dos outros afogue sua própria voz interior. E, o mais importante, tenham a coragem necessária para seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que vocês de fato querem se tornar. Todo o resto é secundário.

- Steve Jobs (palestra de abertura da turma de formandos em Stanford 2005)

Sexto Treinamento da Ordem Interser - Lidando com a raiva



Consciente de que a raiva bloqueia a comunicação e cria sofrimento, estou determinado a cuidar da energia da raiva quando ela surgir e a reconhecer e transformar suas sementes que repousam profundamente na minha consciência. Quando a raiva surgir, estou determinado a não dizer ou fazer qualquer coisa e, sim, a praticar a respiração consciente ou o caminhar consciente e a reconhecê-la, abraçá-la e observá-la profundamente. Aprenderei a olhar com os olhos da compaixão para aqueles que penso serem a causa de minha raiva.