Quinta, 3 de dezembro de 2009



Aprendendo a lidar com a raiva



Nesse excelente texto (clique aqui), Thich Nhat Hanh ensina como podemos lidar com um dos venenos da mente, a raiva. Thay ensina que a raiva é uma emoção extremamente destrutiva mas infelizmente muito presente na nossa civilização.

Ele diz que quando você sentir raiva, volte-se para dentro de si mesmo e cuide dela o melhor que puder. E quando alguém fizer você sofrer, cuide do seu sofrimento e da sua raiva. Não diga nem faça nada. Qualquer coisa que você disser quando está com raiva pode causar ainda mais dano ao relacionamento. No entanto, a maioria de nós não faz isso. Em vez de nos voltarmos para dentro de nós e cuidarmos da raiva, queremos ir atrás da outra pessoa para puni-la.

O Buda nos deu instrumentos extremamente eficazes para apagar o fogo que arde dentro de nós: o método da respiração consciente, o método do andar consciente, o método de abraçar nossa raiva, o método de examinar profundamente a natureza das nossas percepções e o método de observar profundamente a outra pessoa para compreender que ela também sofre muito e precisa de ajuda. Esses métodos são muito práticos e procedem diretamente do Buda.

Leia o texto (clique aqui) e comente em nosso blog. Basta clicar aqui.





Fotos da ordenação do Samuel



Como já comunicamos, no domingo retrasado em Plum Village foi ordenado o primeiro monge brasileiro na tradição do mestre Thich Nhat Hanh. Samuel Cavalcante, cearense, praticante há bastante tempo já havia iniciado o processo para se tornar monge há algum tempo e morava em Plum Village há alguns meses. Seu nome de dharma é True River of the Dharma (Chan Phap Giang), e rapidamente por ele mesmo apelidado de Brother "Amazon".

Abaixo estão algumas fotos de sua ordenação. Para ver as fotos ampliadas basta clicar sobre elas.




Sobre o Sucesso



Quando Van Gogh estava vivo seu trabalho não foi apreciado. Mas isso não significa que seu trabalho não tinha um tremendo valor. Meu livro “Aprendendo a lidar com a raiva” vendeu um milhão de cópias apenas na Coréia do Sul, e eles o chamaram de sucesso. Recentemente eu publiquei um livro muito pequeno chamado “Tocando a Terra”. Apenas dois ou três mil cópias foram impressas. Mas eu não estou desejando vender um milhão de cópias. Eu sei que alguns monges, monjas e leigos estão usando esse livro para praticar, para transformar seu sofrimento. E eu sei que o livro servirá a muitas gerações de praticantes no futuro. Eu não preciso ser um sucesso. Eu preciso acreditar que é um bom livro, um bom manual de prática e isto já me satisfaz completamente. Minha felicidade não é dependente da popularidade, da aprovação dos outros. Minha felicidade depende de mim. Se você pode ir para o lar do momento presente e viver na luz da plena consciência, concentração e insight, não tem motivos para se preocupar com o futuro e assim tem paz.

Sucesso não é somente uma questão de talento. Há muitos elementos que contribuem para o sucesso. Mesmo se você é uma pessoa muito talentosa, mesmo se você tem uma visão verdadeira, se o tempo correto ainda não veio, você não será bem sucedido. Portanto faça o seu melhor, e se as condições forem suficientes, você terá sucesso. Você nunca poderá ter certeza que será bem sucedido. Esta é a realidade.

-Thich Nhat Hanh (do livro "A arte do Poder")



Perdoe-me e me ensine



Às vezes, se não somos suficientemente habilidosos, apesar de nossa boa vontade, criamos sofrimento. Deveríamos aprender a ver as coisas não como boas ou más, certas ou erradas, mas como mais ou menos hábeis, mais ou menos cheias de arte. Em Plum Village, chamamos a raiva e o desejo de estados da mente não habéis. Se eu te fizer sofrer, não é porque sou mau ou errado, mas porque sou inábil. Perdoe-me e me ensine de forma que eu seja mais hábil na próxima vez.

- Thich Nhat Hanh (do livro "The Path from emancipation")