Quarta, 7 de outubro de 2009

Aceite a si mesmo



O texto dessa semana (clique aqui) foi retirado de uma palestra do professor de Dharma Phap Dung, monge sênior de Thich Nhat Hanh. Nesse texto ele explica que a alegria, o amor, e também a raiva são manifestações da nossa consciência raiz e que não podemos excluir nenhuma delas.

Tendemos a pensar na raiva como algo negativo e queremos excluí-la, mas Phap Dung nos ensina que o melhor é aceitá-la, reconhecê-la e compreendê-la. Ele diz que a raiva só é algo ruim quando não podemos enxergá-la. Ele diz que é mais inteligente aceitar que temos raiva, não discriminar e assim essa raiva poderá se transformar e nutrir nosso entendimento, amor e felicidade.

Leia (clique aqui) e divida seus insights sobre o texto em nosso blog clicando aqui.


América Medita




No próximo dia 12 de outubro, às 18h teremos um evento histórico: América Medita.

Será a primeira vez em que teremos uma meditação simultânea em todo o continente americano.

Dentre as cidades que irão meditar juntas estão: Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, New York, Montreal, Montevidéo, Cidade do México, La Paz, Santiago de Chile, Salvador, Lima, Assunção, Quito, Caracas, Bogotá, Paramaribo, Georgetown, Santo Domingo, San Juan de Puerto Rico, San José de Costa Rica e Panamá.

Existem pesquisam que comprovam que a prática de Meditações em Grupo, não só beneficiam seus praticantes, mas também toda a área em sua volta. Há estudos que comprovam que a prática de meditação coletiva pode ajudar a reduzir em até 25% a violência naquela região, sem qualquer alteração na conjuntura econômica ou política.

Por que isso? Porque toda essa vibração de paz e serenidade que criamos dentro de nós não ficam só conosco, mas são irradiadas para todo o ambiente.

No Rio, a meditação será em um dos pontos mais lindos da cidade, diante de um pôr-do-sol deslumbrante: A PEDRA DO ARPOADOR. Em São Paulo acontecerá no pulmão verde da cidade: O PARQUE DO IBIRAPUERA

Quanto mais pessoas participarem mais forte será e maiores os benefícios, tanto para nós quanto para a toda a cidade, todo o país e todo o continente!


Sino de Plena Consciência





Ouvindo conselhos



Eruditos ganham conhecimento à custa de sanidade. Eles têm uma atitude humilde em relação aos conselhos dos outros, e portanto podem obter grande aprendizado. Portanto, quem se acha um sábio não pode ouvir nenhum bom conselho."

Recomendação



Prometa-me
Prometa-me neste dia
Prometa-me agora
Enquanto o sol está sobre nossas cabeças
Exatamente no zênite
Prometa-me:

Mesmo que eles
Acertem você
Com uma montanha de ódio e violência
Mesmo que eles te pisem e te esmaguem
Como um verme
Mesmo que eles te desmembrem e te removam as entranhas
Lembre-se irmão;
Lembre-se:
O homem não é nosso inimigo.

A única coisa que vale a pena é a sua compaixão -
Invencível, ilimitada, incondicional.
O ódio nunca deixará que você encare
A besta no homem.

Um dia, quando você encarar essa besta sozinho,
Com sua coragem intacta, seus olhos amáveis,
sem confusão
(mesmo que ninguém os veja)
Do seu sorriso
Brotará uma flor
E aqueles que o amam
Te compreenderão
Através de dez mil mundos de nascimento e morte.

Sozinho novamente,
Eu irei adiante com a cabeça inclinada
Sabendo que o amor se tornou eterno.
Na estrada longa e árdua,
O sol e a lua
Continuarão a brilhar.


- Thich Nhat Hanh (poema escrito em 1965 para os jovens da Escola da Juventude para o Serviço Social - fundada por Thay - que arriscavam suas vidas durante a guerra para ajudar os que sofriam, recomendando a eles que estivessem preparados para morrer sem ódio. Thay completava dizendo que o homem não é nosso inimigo. Nosso inimigo é o fanatismo, a raiva, o ódio, a ganância e a discriminação)